Folha de Ribeirão Pires


04/02/2019 11:37 - Polícia

Microrregião registra mais de 800 veículos recuperados no último ano

Os números divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado ainda revelam alta na produtividade policial em RP

Veículos recuperados pela PM de Ribeirão Pires, em julho de 2018 / Foto: Acervo Folha de RP A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo divulgou, na última semana, o balanço de veículos recuperados, no ano de 2018, nas cidades de Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires e Mauá. 
 
Dos 3.778 automóveis furtados ou roubados na microrregião, 873 foram recuperados pela Polícia local - correspondendo a mais de 20% do total. 
 
Entre as três cidades, Ribeirão Pires foi a única que teve aumento na produtividade policial. Em 2017, foram recuperados 169 veículos dos 513 casos registrados. Já em 2018, a Polícia recuperou 190 automóveis dos 419 furtados ou roubados - um aumento de 12,4% em relação à 2017. 
 
O comandante da Guarda Civil Municipal da Estância, Sandro Torres, revela que o aumento no número de veículos recuperados se deu devido ao mapeamento das áreas conhecidas como ponto de esfrio de veículos - locais usados como ponto de abandono de automóveis roubados e furtados.  Segundo explica Torres, após cometeram o furto ou roubo, o criminoso leva o veículo até um local ermo onde aguarda por cerca de três horas para confirmar se o automóvel possui rastreador. Com a negativa, o bandido encaminha o carro até um desmanche para realizar a retirada das peças.
 
“Passamos a redobrar as rondas e incluímos a Rotam, as motos da GCM, que tem uma resposta rápida. Colocam também a Romu e mantivemos o patrulhamento padrão. Foram essas ações conjuntas com a Polícia Civil que levaram a redução no número de crimes desse gênero”, afirma o comandante. 
 
Já no município de Mauá apresentou alta no número de furtos e roubos e queda no índice de recuperação - foram registrados 171 casos a mais em 2018.  Em Rio Grande da Serra, 35 dos 52 veículos levados por criminosos foram recuperados.  
 
“Quando os ladrões percebem que Ribeirão Pires está investindo nessas atividades, eles migram para municípios vizinhos”, diz.
“Aqui, nós reduzimos o número de casos, mas em Mauá o índice aumentou, em Suzano também”, finaliza o comandante da Guarda Civil Municipal da Estância. 

+21
+22°
+16°
Ribeirao Pires
Terça-Feira, 24