Folha de Ribeirão Pires


12/02/2019 09:40 - Política

Vereadores de Rio Grande vão denunciar Sabesp ao Ministério Público de Meio Ambiente

Indicação foi tirada na primeira sessão ordinária realizada na última quarta-feira

Segundo vereadores ruas ficam com buracos após as intervenções / Arquivo FolhaA Câmara de Vereadores de Rio Grande da Serra aprovou na última quarta-feira (6) a indicação de enviar ao Ministério Público de Meio Ambiente do Estado de São Paulo denúncia contra a Sabesp por mau serviço prestado aos moradores da cidade.
 
Após inúmeros relatos por parte dos legisladores evidenciando que a concessionária não estava garantindo o abastecimento de água e promovendo cobrança de coleta de esgoto em locais não atendidos pela empresa, o Departamento Jurídico da Casa de Leis indicou que os casos fossem enviados ao Ministério Público.
 
“Quero parabenizar a preocupação de todos os vereadores quanto a questão da água em nossa cidade. O diretor da Casa acabou sugerindo que elaboremos um requerimento denunciando os fatos ao Ministério Público de Meio Ambiente, para que eles possam estar analisando as denúncias, disse o presidente Claudinho Monteiro (PSB)”.
 
A decisão da Mesa Diretora veio após as críticas de vários legisladores.
 
“Tivemos em uma reunião com a Sabesp reclamando da falta de água, e os malefícios que estão fazendo pela cidade; no Pouso Alegre (bairro) a obra é tão ruim que até a Prefeitura embargou, porque fizeram de qualquer jeito. A Sabesp é um câncer para cidade”, disse o vereador Marcelo Cabeleireiro (sem partido).
 
“A Sabesp quando passou os canos na cidade (para transposição de água), as balsas estavam aqui e eles (Sabesp) não quiseram abrir o córrego Fumagali para desassorear, e hoje, causa problema para população. Precisamos voltar a  repensar na CEI”, disse o vereador Bibinho (PSDB).
 
“É um desrespeito o que a Sabesp faz com Rio Grande da Serra, tivemos na reunião e  pudemos ver a soberba, eles (Sabesp) sabem que só tem eles no mercado. Eu mostrei um vídeo onde não tinha água na torneira de uma casa, e eles dizendo que tinha.
Como?”, peguntou o legislador Sílvio Meneses (PDT).


Sabesp anunciou investimentos para RGS


Reunião foi agendada para tratar sobre a falta de água no município / Divulgação Em 29 de janeiro, no Gabinete do prefeito de Rio Grande da Serra, representantes da Sabesp informaram que a concessionária irá promover ações para sanar o problema de água no município.
 
Para corrigir o problema, a Sabesp prometeu antecipar para este ano as melhorias na infraestrutura das adutoras da região,  responsável por grande parte do fornecimento do município.
 
Também foi assunto na reunião o Programa Córrego Limpo, da Sabesp. A ação visa conectar um grande número de esgotos domiciliares com a rede de esgoto da Sabesp.
 
Outro investimento em andamento é a  implantação do sistema de esgoto em ruas do Parque América e Vila Fordine. Os investimentos nesta obra são de quase R$ 27 milhões e farão com que o esgoto desses bairros passe a ser enviado até a estação de tratamento, contribuindo para garantir mais saúde aos moradores e para melhorar a qualidade da água da represa.
 
O investimento vai permitir que o esgoto de cerca de 5.000 moradores seja encaminhado por grandes tubulações até a estação de tratamento. Serão 1.909 ligações domiciliares. 

+21
+22°
+16°
Ribeirao Pires
Terça-Feira, 24