Folha de Ribeirão Pires


06/09/2016 10:11 - Artigo

Vale ouro: Produção imobiliária em RP

Produção imobiliária é o investimento em multiplicação de imóveis, seja por loteamento, seja por condomínios. No primeiro caso, trata-se da divisão do imóvel em lotes para construção. No segundo, a edificação vertical ou horizontal de unidades autônomas em regime de condomínio. Tudo isso alimenta o mercado da habitação, que é muito carente em nossa cidade.
 
Por que Ribeirão Pires tem um potencial incrível na área de habitação? Veja os dados: - desde 1990 nenhum loteamento foi registrado - desde a mesma época, somente uns 3 ou 4 condomínios (pequenos) foram registrados - porém, nos últimos 5 anos, a comarca cresceu 10mil habitantes.- pergunta-se: sem produção imobiliária, para onde estão indo essas pessoas? Puxadinho no fundo do terreno da mãe? Loteamentos irregulares? - esse dado é crítico e precisa ser mais divulgado - todos os corretores são unânimes com relação à falta de imóvel para aluguel ou venda - enquanto as outras cidades têm excesso de oferta e pouca procura; nós temos excesso de procura e quase nada de oferta - ou seja, quem investir em habitação em Ribeirão Pires, provavelmente vai ter vendido tudo antes mesmo de começar a construir ou finalizar o loteamento! Por que criou-se esse panorama de estagnação imobiliária? Porque a comarca está 100% em região de mananciais. É comum a frase: “Em Ribeirão não se pode nada!”
 
Porém, em 2009, houve a publicação da Lei Específica da Billings (e mais recentemente de Taiaçupeba). Essas leis flexibilizaram muito a possibilidade de uso e ocupação do solo.
 
Melhorou e facilitou muito: “agora pode!” Evidentemente que o empreendimento em Ribeirão Pires é mais trabalhoso do que em outros lugares, pois envolve conhecimento técnico das restrições ambientais. Porém, uma vez que o empreendedor pegue o know-how, isso acaba ficando mais fácil e se torna um grande diferencial empresarial! 
 
Tenho dado esse conselho há muitos anos e os (ainda poucos) que tiveram coragem, força e determinação de o seguir estão muito entusiasmados. 


Luc da Costa Ribeiro: Oficioal de Registro de Imóveis de Ribeirão Pires

+21
+22°
+16°
Ribeirao Pires
Terça-Feira, 24