Folha de Ribeirão Pires


18/06/2012 10:14 - Cidade

Vacinação contra raiva será lançada dia 18 e contará com 71 postos em São Bernardo

A campanha anual de vacinação antirrábica de cães e gatos começa nesta segunda-feira (18), em 71 postos distribuídos por diversos bairros de São Bernardo do Campo. Coordenada pela Secretaria de Saúde da Prefeitura, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a ação prossegue até 18 de setembro. A meta é vacinar cerca de 46 mil cães e 16 mil felinos. Em 2009, foram imunizados 45.422 cães e 12.681 gatos.

A Divisão de Veterinária e Controle de Zoonoses manterá um posto permanente de vacinação, que funcionará durante todo o período de campanha, de segunda a sábado, das 8h30 às 16h30, na Avenida Dr. Rudge Ramos, 1.740, Bairro Rudge Ramos. No fechamento da campanha, haverá um posto na Esplanada do Paço Municipal (Praça Samuel Sabatini, 50, Centro).


A vacinação anual é importante para a prevenção da raiva animal e humana e é o único meio de manter o controle sobre a doença, que é mortal. Outras recomendações são evitar que cães e gatos frequentem as vias públicas sem coleira, não se aproximar de animais feridos ou estranhos, não molestá-los quando estiverem dormindo ou comendo e não separá-los quando estiverem brigando.



Os animais devem ser conduzidos com coleira, guia e por pessoa com força suficiente para contê-lo. No caso de gatos, deve-se utilizar a caixa de transporte ou outro meio seguro. Mesmo que o animal seja dócil, recomenda-se o uso da focinheira. O CCZ não fornece vacinas para aplicação fora do posto de imunização e também não aplica a vacina em casa. Não devem ser vacinados animais com menos de três meses, fêmeas prenhas e animais doentes.


A vacinação é gratuita. Mais informações pelo telefone 4365-3349 ou pelo e-mail ccz@saobernardo.sp.gov.br.

+21
+22°
+16°
Ribeirao Pires
Terça-Feira, 24