Folha de Ribeirão Pires


14/11/2017 10:13 - Editorial

Um ‘gato’ na segurança dos usuários

Fazer “gato de energia” é o nome dado popularmente à ligação elétrica clandestina destinada a furtar energia elétrica ou mesmo fazer uma ligação que não segue os padrões mínimos de segurança.  
 
Se for desvio de energia, segundo a legislação brasileira, o “gato” é um crime de furto ou de estelionato, dependendo do método que for aplicado, o que não parece ser o caso.  Mesmo não cometendo crime, o ato é perigoso, pois pode causar a morte por eletrocussão ou mesmo colocar em risco edificações e neles, as pessoas que habitam o espaço. 
 
Pois bem, é isso que a Prefeitura de Ribeirão Pires vem fazendo nas instalações da Unidade Básica de Saúde do Guanabara. Na caixa de energia, cabos carregam energia sem qualquer proteção ou preocupação com a segurança da população que circula pelos espaços públicos. Segundo servidores e populares, a gambiarra foi feita há meses, já houve alertas e reclamações, contudo, nada resolvido. 
 
Os cabos que transferem energia de local ficam ao alcance das crianças, do lado externo da unidade. A corrente que deveria lacrar o espaço está propositalmente com folga para dar passagem ao cabeamento. 
 
É inadmissível que o Governo Municipal compactue com tal realidade, coloque em risco a segurança daquela população. 
 
Os subordinados do prefeito Kiko Teixeira (PSB) precisam honrar os altos salários recebidos através das contribuições da população, fazer o certo, prestarem serviços de qualidade. Não é compreensível que a Prefeitura, passados 11 meses de Governo, não tenha tido condições de sanar o problema. Basta instalar o cabeamento de forma correta. Quanto custa a ação?  
 
Esse é apenas mais um exemplo de irresponsabilidade administrativa. Se não existe furto de energia, portanto, sem crime, é criminoso colocar os moradores em perigo. 
 

Filtre matérias de Editorial em:

  • Ribeirão Pires
  • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Mauá
  • +21
    +22°
    +16°
    Ribeirao Pires
    Terça-Feira, 24