Folha de Ribeirão Pires


16/08/2012 19:14 - Serviços

Trabalhador já pode retirar o PIS/Pasep no valor de um salário

Para quem recebe os depósitos em conta ou em folha de pagamento,
40% dos beneficiários, a transferência acontece desde julho

Trabalhadores com direito ao PIS-Pasep já pode receber o valor de um salário mínimo referente ao abono salarial do calendário 2012/13. Ao todo, serão cerca de 21,4 milhões de beneficiados. Para quem recebe os depósitos em conta ou em folha de pagamento, 40% dos beneficiários, a transferência acontece desde julho.

Para os trabalhadores da iniciativa privada, a data de pagamento é definida pelo mês de nascimento. Os primeiros a receber são os nascidos em julho. Para os servidores públicos, o critério de pagamento é pelo número de inscrição. A data final para saque é 28 de junho de 2013. 

Os trabalhadores inscritos no PIS (Programa de Integração Social) recebem o abono salarial na Caixa Econômica Federal, enquanto os do Pasep (Programa de Formação do Servidor Público) recebem no Banco do Brasil. Para o saque, o beneficiário precisa apresentar a carteira de trabalho em qualquer unidade bancária.


Quem tem direito

O abono é um direito dos trabalhadores cadastrados no PIS ou Pasep até 2007, que tenham trabalhado no mínimo 30 dias, consecutivos ou não, no ano de 2011, com Carteira de Trabalho assinada por empresa.
Também é preciso ter recebido, em média, até dois salários mínimos mensais e que os dados tenham sido informados corretamente pela empresa ao Ministério do Trabalho e Emprego na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do ano-base 2011.

O saque dos rendimentos é para o trabalhador cadastrado no PIS ou Pasep até 4 de outubro de 1988 e que tenha saldo na conta PIS. O pagamento obedece ao mesmo calendário do abono salarial.

Consulta
Para saber se tem direito ao abono salarial ou aos rendimentos do PIS, o trabalhador pode consultar a página da Caixa ou no telefone 0800 726 0101, opção 2. É necessário ter o número do Pis em mãos.
 

+21
+22°
+16°
Ribeirao Pires
Terça-Feira, 24