Folha de Ribeirão Pires


11/08/2017 09:55 - Política

Rio Grande prepara abertura de concurso para contratação de guardas municipais

Prefeito deu a notícia durante evento da área de Segurança em São Bernardo

Prefeito Maranhão durante encontro regional em São Bernardo do CampoEstá em elaboração o estudo para publicação de edital voltado a concurso público para formação da Guarda Municipal de Rio Grande da Serra. A notícia foi dada pelo prefeito Gabriel Maranhão (PSDB) durante evento de retomada dos trabalhos no Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica de Segurança Pública da Região Metropolitana de São Paulo (Gamesp). 
 
“A retomada deste posto será de sua importância para nossa cidade uma vez que estamos em fase inicial para liberação do concurso público para guarda municipal que será gerenciada pela Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, comandada pelo Coronel Renan de Oliveira Corte Brilho que possui vasta experiência na área de Segurança Pública”, disse o prefeito.
 
A data de publicação do edital ainda será marcada.
 
A criação da secretaria foi aprovada em fevereiro deste ano pela Câmara de Vereadores. 
 
No quadro da secretaria estará a Guarda Civil Municipal, composta de 30 guardas. Para disciplinar o trânsito, serão 10 agentes, também contratados via concurso. Outros 10 fiscais atuarão no setor da Defesa Civil.
 
A previsão é que os guardas iniciem os trabalhos em 2018, devido os cursos de treinamento exigidos.
 
“Temos que falar a verdade para população, estamos contentes com a criação da secretaria, entretanto, para que tudo esteja funcionando leva um tempo. Os guardas, por exemplo, terão que passar por concurso, formação e treinamento, só para depois irem para as ruas, isso demora, mas tomara que no início do ano que vem tenhamos a Guarda na rua”, disse o vereador Claurício Bento (DEM), na data da votação do projeto.
 
A recém criada Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil é motivo de orgulho, diz Maranhão. 
 
Promessa de campanha, o setor está se organizando e em breve será aberto concurso público para ocupar os cargos, passando para fase de treinamento. O prefeito acredita que com a iniciativa irá derrubar os índices de criminalidade e organizar o trânsito.
 
Gamesp
 
Na retomada dos trabalhos no Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica de Segurança Pública da Região Metropolitana de São Paulo (Gamesp) Sub-região Sudeste, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC apresentou demandas da região para a área ao secretário estadual da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho. O relançamento do grupo ocorreu nesta terça-feira (8), em São Bernardo. Entre as demandas, a digitalização e integração dos sistemas de radiocomunicação das Guardas Civis Municipais (GCMs) do ABC.
 

+21
+22°
+16°
Ribeirao Pires
Terça-Feira, 24