Folha de Ribeirão Pires


15/03/2019 10:07 - Política

Requerimento dos vereadores de Rio Grande da Serra

Claudinho: Câmara será marco histórico em RGS


O presidente da Câmara de Rio Grande da Serra, vereador Claudinho Monteiro (PSB), declarou que a nova sede da Casa de Leis será um marco histórico na cidade. A fala aconteceu durante a sessão da última quarta-feira, quando o prefeito Gabriel Maranhão esteve na Casa entregando aos vereadores o projeto de concessão de uso de uma área para instalação da sede legislativa.
“Com certeza será um marco histórico em Rio Grande da Serra. A nova sede dará dignidade de trabalho aos vereadores e um local adequado para atender a população”, disse o presidente.
A sede alugada abriga a Câmara por mais de 44 anos e não atende as necessidades da população e políticos, em especial, cadeirantes, hoje impedidos de acompanhar as sessões devido as questões de acessibilidade.
“Temos que atender a população em sua totalidade, estamos trabalhando para isso, finalizou o presidente.


Zé Carlos comemora Banco de Remédios


O vereador Zé Carlos (PR) comemorou a aprovação do projeto de lei de sua autoria que institui na cidade o Banco de Remédios. A matéria foi aprovada em primeira discussão na sessão da quarta-feira, e voltará para segunda análise na próxima semana.
Pela proposta do parlamentar fica criado em Rio Grande da Serra o Banco de Remédios que receberá doações de medicamentos por parte da população e servirá para distribuição na rede municipal de saúde.
“Muitos de nós ficamos com remédios sobrando em casa, e na maoria das vezes são jogados fora ou ficam guardados até perderem a validade. Esses medicamentos podem servir para outras pessoas que muitas vezes não possuem condições financeiras para adquirir o medicamento, essa será a função do Banco”, explicou Zé Carlos.
Todas as doações terão que passar por avaliação dos profissionais da saúde que farão a triagem dos medicamentos antes de serem distribuídos.


Bibinho pede atenção para São João e Lopes


Ébio Viana, o Bibinho (PSDB), vereador em Rio Grande da Serra, solicitou a Prefeitura que dê atenção especial as regiões das vilas São João e Lopes.
Segundo o parlamentar as fortes chuvas que atingiram a região do Grande ABC causou estragos nos bairros, com deslizamentos de terras que atingiram residências e colocaram em risco a vida dos moradores.
O parlamentar indicou que a Administração Municipal promova vistorias e acompanhamento dessas áreas, garantindo a segurança de todos.
“Temos vários pontos com problemas, é preciso pensar em um plano de ações para resolver essas questões na região”, frisou o legislador que destacou ainda a recorrência das movimentações de terra nas encostas em época de chuva forte.
Ainda segundo Bibinho, a região da São João e Lopes é atingida anualmente pelas chuvas, e alerta que uma tragédia está anunciada para aquela região.


Benedito quer saber sobre taxa do lixo


Através de requerimento, o vereador Benedito Araújo (PT), solicitou ao Prefeito Municipal de Rio Grande da Serra, através da Secretaria de Finanças, informações sobre cobrança de taxa de coleta de lixo em bairros que são atendidos com serviços de coleta de lixo domiciliar.
Entre os questionamentos feitos pelo parlamentar está a atual Legislação que autoriza o Poder Executivo Municipal a cobrar taxa de coleta de lixo domiciliar em bairros que não são atendidos por esse serviço, a exemplo do Bairro Parque Sete Pontes? e Qual a base de cálculo para cobrança de respectiva taxa no município?.
Para o vereador é preciso saber qual o fórmula de cobrança e a base legal para isso, já que em alguns pontos do município não há coleta de lixo, contudo, os moradores pagam pela mesma. Ainda segundo o parlamentar, se faz necessário saber o valor arrecadado com a coleta.


João Mineiro destaca melhorias no Pq. América


O vereador João Mineiro (PSDB) usou a Tribuna da Casa de Leis na quarta-feira (13) para destacar a necessidade de implantar serviços de desassoreamento do córrego que passa pelo bairro do Parque América, em especial, devido as fortes chuvas que ocorrem nesta época do ano e que vem causando transtornos aos moradores.
Ainda em sua fala, o vereador evidenciou que mesmo com os problemas que ainda assolam a região, é preciso destacar os avanços. Nos últimos anos foram calçadas 15 ruas do Parque América e dado o início aos serviços de implantação da rede de coleta e tratamento de esgoto.
“Temos que cobrar as melhorias e alertar para os problemas que ainda preocupam a população, mas não podemos deixar cair no esquecimento as melhorias proporcionadas pelas ações da Prefeitura. São dezenas de ruas calçadas, melhoria na escola, e agora, a implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto que irá beneficar toda a nossa região”, relembra o vereador.


Jhol Jhol: Precisamos  discutir a cidade


Jonathan Rago, o Jhol Jhol (PSD), alertou os demais vereadores da cidade de Rio Grande da Serra que é preciso discutir a cidade. A fala ocorreu durante a tentativa de parlamentares convocarem o atual secretário de Administração, Claurício Bento (DEM), para explicar projeto de reforma do Velório Municipal.
“O secretário (Claurício) está há pouco tempo no cargo, mostrando trabalho, empenho, não vejo motivos para a convocação. Deixa ele trabalhar, quando o projeto de reforma estiver finalizado, ele (Claurício) vem até aqui (Câmara) e apresenta o projeto, e nós poderemos discutir. Quero alertar aos vereadores que temos fatos mais urgentes para atuar, temos que discutir a cidade”, disse o vereador ao indicar prioridade para as áreas atingidas pelas fortes chuvas que caíram na cidade no domingo.
Para Jhol Jhol, o município precisa de um plano eficaz que atenda a população que reside nos bairros periféricos e em áreas de risco.

+21
+22°
+16°
Ribeirao Pires
Terça-Feira, 24