Folha de Ribeirão Pires


12/02/2019 09:36 - Política

Requerimento dos vereadores de Rio Grande da Serra

Cartório Eleitoral em Rio Grande da Serra

O vereador Agnaldo de Almeida (PSDB) solicitou ao Prefeito Municipal Gabriel Maranhão informações sobre estudo em andamento visando a instalação de um cartório eleitoral no município de Rio Grande da Serra.
Segundo o vereador, hoje o serviço é oferecido na cidade de Ribeirão Pires, trazendo transtorno para a população local.
“Considerando a obrigatoriedade do recadastramento de biometria eleitoral em Rio Grande da Serra, como também em Ribeirão Pires para as próximas eleições, e que o referido recadastramento iniciou-se em 04 de fevereiro com término em 19 de dezembro de 2019, penso que a falta de um cartório eleitoral em nossa cidade obriga nossos eleitores a se deslocarem até a cidade vizinha de Ribeirão Pires, portanto, a instalação de um posto de atendimento em nossa cidade, além de facilitar a vida dos eleitores, agilizaria o atendimento dos serviços prestados pelo Cartório à população de Ribeirão Pires”.


Serviço de limpeza no Novo Horizonte 

Zezinho da Lavínia (PSB), vereador de Rio Grande da Serra, indicou a Prefeitura que determine a Secretaria de Serviços Urbanos a execução de serviços de limpeza e roçagem na travessa existente no Bairro Jardim Novo Horizonte que interliga com a SP-122. 
Para o parlamentar a limpeza é necessária devido o local ser utilizado por estudantes e moradores da localidade.
“A urgência de manutenção se faz necessária, tendo em vista que a lateral da referida localidade encontra-se tomada pelo mato onde já encobriu parte da calçada, daí a real necessidade da urgência dos serviços, que na verdade o ideal seria que fosse de forma habitual e permanente, a fim de possibilitar o uso do passeio, em virtude do grande fluxo de pedestres que utiliza o referido trajeto diariamente, em especial alunos da EE. Antonio Lucas e ETEC  por ser o meio de acesso mais rápido a Rodovia SP-122 e Bairro Jardim Santa Tereza”.


Indagação a empresa Unipar Indupa

O vereador Marcelo Alves da Silva, o Marcelo Cabeleireiro (sem partido),  requereu a empresa Unipar (antiga Solvay do Brasil),  informações referentes a ações preventivas realizadas ao longo do exercício de 2018, no tocante ao meio ambiente e saúde pública, bem como, vazamento de produtos ocorrido no sábado dia  02 de fevereiro.
O legislador indicou que foi procurado por moradores que relatam o problema, e portanto, o documento se torna de extrema relevância.
“Considerando o número elevado de reclamações dos nossos munícipes, em especial os residentes no Bairro Jardim Encantado e bairros adjacentes próximos à empresa, devido a fumaça que se espalhou na região no sábado dia 02 de fevereiro, causando irritação nos olhos e narinas dos moradores, apresentei o documento, indagando sobre as ações postas pela empresa”, frisou Marcelo.


Limpeza em bairros da região central de RGS

O vereador Benedito Araújo (PT) sugeriu ao Prefeito Municipal, determinar a Secretaria de Serviços Urbanos a realização de  (mutirão) para a efetiva realização de serviços de manutenção, limpeza e roçagem nos ruas dos Bairros Vila Figueiredo, Vila Arnould, Jardim Maria Paula e Parque Indaiá, bem como, a viabilidade da criação de calendário extensivo a todos os bairros da cidade a ser realizado periodicamente. 
A apresentação de referida matéria devido às condições em que se encontram as vias de diversos bairros. A ausência dos serviços de limpeza e roçagem nas laterais vêm colocando em risco de acidentes tanto os pedestres quanto os condutores de veículos que, devido à precariedade, são obrigados, além desviarem de buracos, a desviarem também dos pedestres ao disputarem espaço nas vias, os quais são obrigados a andarem no meio da rua em virtude das laterais estarem tomadas pelo mato, entulho, lixo e terra”, pontuou o vereador.


Mais agilidade na chegada dos trens 

O legislador Zé Carlos (PR) lembrou que está em tratativas junto a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e MRS como forma de dar agilidade para chegada e partida dos trens de passageiros em Rio Grande da Serra. 
Segundo o vereador, em horários de pico, passageiros ficam esperando dentro do trem a liberação do trecho para poder alcançar a plataforma da cidade. 
“Bastou sair de Ribeirão Pires para o trem de passageiros pararem no trecho antes de chegar a estação de Rio Grande da Serra. Às vezes o tempo de espera chega a mais de 15 minutos, isso é inadmissível. Estou dialogando com a CPTM e a MRS na tentativa de diminuir esse desconforto, possibilitando maior agilidade no trecho”, declarou o vereador. 
Atualmente a MRS é a responsável pela sinalização do trecho, priorizando a passagem de trens de carga em detrimento ao de passageiros. 


“Câmara de Rio Grande será democrática”

O presidente da Casa de Leis de Rio Grande da Serra, vereador Claudinho Monteiro (PSB), declarou na abertura dos trabalhos legislativos que a Câmara Municipal será um espaço democrático, onde todos os vereadores terão o mesmo direito e a população será tratada com o respeito devido. 
“Quero dizer para todos, aqui nesta Casa, todos os vereadores terão os mesmos direitos, mesmo os da oposição, será uma Casa democrática, onde os direitos serão para todos”, disse o presidente.
Ainda segundo o chefe do Legislativo, a população merece respeito.
“Outro ponto que quero deixar claro, aqui (Câmara) a população será ouvida, respeitada, o diálogo se fará presente em todos os momentos. Somos representantes do povo e trabalhamos em prol da população”, finalizou Claudinho Monteiro após o término da sessão.

+21
+22°
+16°
Ribeirao Pires
Terça-Feira, 24