Folha de Ribeirão Pires


19/10/2018 10:55 - Especial

Região tem programação especial para prevenção do câncer de mama

Outubro é o mês de conscientização e prevenção a doença

Grupo da Terceira Idade de RGS durante evento de dançaOutubro Rosa é o mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama e as cidades de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra estão com programação especial. 
 
No próximo domingo, dia 21, a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mama realizará, com o apoio da Prefeitura de Ribeirão Pires, caminhada contra a doença. A concentração será às 8h, na Praça Central da cidade. No dia seguinte, 22, às 14h, será promovida palestra gratuita “Veleiro Augenblick Navegando num Mar de Esperança”, com Elfriede Margarete Bleidorn. A atividade acontecerá no Anfiteatro Arquimedes Ribeiro.
 
Já em Rio Grande da Serra durante todo o mês a Secretaria da Saúde realizará diversas atividades para alertar as mulheres sobre a importância da prevenção contra o câncer de mama, tema principal do Movimento Outubro Rosa. Diariamente nas unidades básicas de saúde tem: Palestra sobre Câncer de Mama; Realização de papanicolau; e Vacina HPV (meninas 09 a 14 anos).
 
No sábado dia 20  as unidades básicas estarão abertas das 8h às 17h realizando: Exame Papanicolau; Autoexame de mamas; Vacinação  HPV (meninas 9 a 14 anos); Limpeza de pele, massagem facial, hidratação facial e maquiagem (parceria com Eliane da empresa Hinode). 
 
O encerramento será dia 26 sexta-feira em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura e com o Fundo Social de Solidariedade realizando uma caminhada com o tema “Unidos Contra o Câncer”, com ponto de encontro na UBS Santa Tereza e encerramento na Praça da Bíblia, com atividade física, ginástica e apresentação de dança. 

Como surgiu

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. 
 
A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.
 
Desde 2010, o Inca participa do movimento, promovendo espaços de discussão sobre câncer de mama, divulgando e disponibilizando seus materiais informativos, tanto para profissionais de saúde quanto para a sociedade.
 

+21
+22°
+16°
Ribeirao Pires
Terça-Feira, 24