Folha de Ribeirão Pires


13/04/2018 09:37 - Editorial

Radicalização compromete a Democracia

O Dicionário informa que a palavra radicalização é um substantivo feminino; ato ou efeito de radicalizar. Quando se promove a radicalização o resultado é sempre desastroso e contribui para o enfraquecimento da Democracia. 
 
Na última quarta-feira, a Câmara de Rio Grande da Serra deu o tom preocupante quando um tema é radicalizado, colocando em xeque um dos pilares democráticos: a liberdade. 
 
O presidente interino da Casa de Leis, vereador Jonathan Rago, o Jhol Jhol (PSD), após promover palavras duras a jornalistas, que acusou de estarem promovendo perseguição a ele a ao seu mandato, foi combatido por outro vereador e em um ato ditatório, tentou cassar a palavra do colega de legislatura, descumprindo o Regimento Interno da Casa de Leis e buscando demonstrar uma autoridade que não lhe é de direito, o que acabou lhe rendendo a denominação de xerife. 
 
Vale ressaltar que o descontrole do parlamentar também ocorreu por doses de provocação e por ter recebido ofensas através de palavras de baixo calão por parte do colega, entretanto, o vereador estava ocupando o maior cargo do Poder Legislativo: a presidência, cuja atribuição é a de conduzir os trabalhos do Plenário, pregando a liberdade de pensamentos e a garantia democrática dos diferentes pensamentos. 
 
Ao jovem vereador Jhol Jhol, cuja pretensão hoje é conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa, fica um ensinamento que vem do grego demo (povo) e cracia (governo), ou seja, governo do povo, cujo pilar está na Democracia, um sistema em que as pessoas podem participar da vida política, e possuem liberdade de expressão e manifestações de suas opiniões, sejam essas pessoas jornalistas ou não.
 

Filtre matérias de Editorial em:

  • Ribeirão Pires
  • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Mauá
  • +21
    +22°
    +16°
    Ribeirao Pires
    Terça-Feira, 24