Folha de Ribeirão Pires


14/09/2018 09:41 - Editorial

Quem lerá o relatório da CPI das OSS’s?

Foram 120 dias de trabalho árduo na leitura de documentos, vistorias em hospitais e clínicas médicas, depoimentos de gestores e dirigentes de organizações responsáveis por contratos em cidades do Estado de São Paulo. Assim atuou a CPI das Organizações Sociais da Assembleia Legislativa, aberta para apurar possíveis irregularidades nesses contratos voltados ao gerenciamento de equipamentos de saúde.
 
Durante os depoimentos e coletas de documentos, os deputados conseguiram chegar a uma única certeza: Não é possível continuar com a farra das organizações sociais.
 
A cada fala, o que se assistiu foram gestores tentando burlar a verdade, omitindo informações, transferindo responsabilidades e procurando descaracterizar qualquer irregularidade. Por outro lado, os documentos e os questionamentos dos deputados levavam ao contraditório, faltava transparência, conhecimento contratual, atendimento de qualidade nas unidades de saúde. Só não faltou verba pública para manutenção das entidades.
 
O relatório final da CPI, com 170 páginas ainda é desconhecido de todos, os deputados não fizeram a leitura pública, apenas ofereceram para população um resumo, e nele, já constam problemas graves, uma delas, a criação ou transformação de empresas em organizações sociais sem qualquer experiência para gerir hospitais.
 
Mas a grande incógnita que fica é: Quem irá dar sequência às investigações com os dados colhidos pela CPI? O Ministério Público? O Tribunal de Contas? Pelo menos na teoria sim.
 
É preciso aprofundar os trabalhos, para que o processo investigativo não fique resumido a discursos e suposições. Existem documentos, evidências concretas de irregularidades, só falta agora algum órgão se debruçar sobre a montanha de documentos e relatos para encontrar os responsáveis pelos desmandos e fazer cumprir a Lei. Será que dessa vez vai?  
 

Filtre matérias de Editorial em:

  • Ribeirão Pires
  • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Mauá
  • +21
    +22°
    +16°
    Ribeirao Pires
    Terça-Feira, 24