Folha de Ribeirão Pires


15/03/2019 10:55 - Culinária & Gastronomia

Queijo Canastra: De Minas para o Brasil

A partir de 2013, o queijo passou a ser consumido em todo país 

Canastra com goiabada cascão cremosa é uma combinação deliciosa / Foto:Divulgação/ Queijaria Manacá Falar que o brasileiro é apaixonado por queijo talvez não seria novidade pra todos nós. Afinal, temos um estado na federação reconhecido pelo sua culinária e pelos seus queijos maravilhosos: Minas Gerais. Mas o brasileiro tem nova paixão: os queijos artesanais.
 
O velho queijo de minas ganhou o mundo com novos nomes e fórmulas, sendo premiado pelo mundo afora, inclusive na França, país tradicionalmente 'queijeiro'. No interior de Minas tem uma cidade que vive de um só queijo, na Serra da Canastra.
 
Produzido há mais de duzentos anos, ele é primo distante do queijo de São Jorge, Açores, Portugal, trazido pelos imigrantes da época do Ciclo do Ouro. O clima, a altitude, os pastos nativos e as águas da Serra da Canastra dão a esse queijo um sabor único:
forte, meio picante, denso e encorpado. Desde maio de 2008 o queijo canastra é patrimônio cultural imaterial brasileiro, título concedido pelo IPHAN, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
 
Até meados de 2013 o queijo Canastra era consumido unicamente no estado de Minas Gerais, sendo proibida a sua distribuição para outras unidades da federação. Somente a partir da segunda metade de 2013 é que obteve autorização para ser distribuído para todo Brasil.
 
É o caso de Welington Moura, proprietário da Manacá Queijaria, que há pouco mais de uma ano realizou um sonho antigo:
empreender com o queijo. "É uma alegria imensa poder trazer pra Ribeirão Pires um pouquinho do que tem de melhor em produtos artesanais do nosso país, garantindo rastreabilidade, qualidade e respeito para com o alimento. A gente visita boa parte dos nossos fornecedores, para conhecê-los pessoalmente e entender o processo de produção de perto”, finaliza.

Filtre matérias de Culinária & Gastronomia em:

  • Ribeirão Pires
  • Mundo
  • São Bernardo do Campo
  • Encartes
  • Rio Grande da Serra
  • +21
    +22°
    +16°
    Ribeirao Pires
    Terça-Feira, 24