Folha de Ribeirão Pires


22/06/2012 13:40 - Cidade

Quarteirão da Saúde realiza 'Mutirão de Catarata' neste sábado

No próximo sábado (23/06), a Secretaria da Saúde de Diadema realiza, no Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde, a partir das 7h, um “Mutirão de Catarata” destinado somente aos pacientes com mais de 50 anos e que, previamente, estavam com sua guia médica na Central de Regulação do município.

Ao todo, cerca de 500 pacientes foram avisados pelas equipes de saúde e devem passar por consulta médica nesse dia. Será realizada uma avaliação oftalmológica completa em cada um, onde serão identificados os portadores de cataratas e de outras patologias relacionadas.

Devido à grande procura pelo serviço, o objetivo principal do evento é diminuir a fila de espera na área oftalmológica, priorizando o atendimento aos pacientes mais necessitados, e, encaminhando estes, dependendo de cada caso, para cirurgia ou tratamento.

Há cerca de 15 dias os profissionais da Central de Regulação de Diadema entraram em contato com as Unidades Básicas de Saúde da cidade para que estas pudessem avisar todos os pacientes que já foram atendidos e encaminhados pelas mesmas para o atendimento oftalmológico – e que estavam na lista de espera.

A expectativa é que o evento se estenda até às 16h. Para ser atendido, basta ter recebido a ligação do Quarteirão da Saúde e portar o RG.

Outros mutirões – Este ano foram realizados outros mutirões destinados a especialidades oftalmológicas e saúde da mulher. No dia 31 de março foi realizado o primeiro mutirão de catarata, que contou com chamamento de 500 pacientes. No total compareceram 441, que realizaram diversos exames. Destes, 179 realizaram cirurgia e os demais tiveram alta ou foram encaminhados para tratamento devido a outras patologias.

Já em maio, no dia 26, foi realizado, também no Quarteirão da Saúde, um mutirão de refração, destinado aos pacientes que necessitam de óculos. Foram convocados 230 pacientes, comparecendo 148 pessoas.

Na última semana, a Secretaria de Saúde realizou um mutirão voltado exclusivamente à saúde da mulher, onde foram realizados exames de ultrassom transvaginal, densitometria óssea e mamografia. No total 300 pacientes foram agendadas e 230 compareceram.

Atualmente Diadema conta com uma ampla rede no atendimento à saúde. Caso o munícipe sinta a necessidade de uma avaliação oftalmológica, este pode comparecer a uma das 20 UBSs da cidade para avaliação e teste de acuidade. De acordo com o resultado, a guia do paciente é encaminhada para a Central de Regulação, responsável pelo agendamento do exame no Quarteirão da Saúde.

 Por Gil Tiago

+21
+22°
+16°
Ribeirao Pires
Terça-Feira, 24