Folha de Ribeirão Pires


27/04/2018 10:43 - Especial

Qualidade de vida através das pavimentações

Calçamento que vai além de ruas sem buracos em Rio Grande da Serra

Início das obras na avenida José Bello. Obras de mobilidadeAo completar seus 54 anos, a cidade de Rio Grande da Serra vive um momento histórico em obras de pavimentações de avenidas e calçamento de ruas.  
 
Apenas para pavimentar os principais acessos do Município, a Prefeitura investe R$ 41 milhões oriundos do programa de Mobilidade Urbana da União. Ao término das obras, mais de 15 quilômetros de avenidas estarão pavimentados e adaptados para acessibilidade, ciclo faixas e sinalização. Rio Grande é a única das cidades do Grande ABC a retirar todo o projeto de mobilidade do papel. 
 
Segundo a Prefeitura, com o asfaltamento das vias, os paralelepípedos que compunham o calçamento estão sendo reutilizados em ruas de bairros afastados, entre os quais, o Parque América, região que há décadas clamava por melhorias nas ruas. 
 
Do plano inicial de investimentos a avenida Guilherme Pinto Monteiro já foi finalizada, no momento as obras seguem pela avenida José Bello, saindo da estação ferroviária até a Vila Niwa, com  mais de 7 quilômetros.  
 
O pacote de obras inclui:  Pavimentação asfáltica, construção de calçadas, drenagem e acessibilidade das Avenidas Guilherme Pinto Monteiro (concluído), Prefeito Cido Franco e José Bello (em andamento). O dinheiro também será empregado na manutenção da pavimentação da Avenida Dom Pedro I (concluído), Rua José Maria de Figueiredo, Rua Prefeito Carlos José Carlson (concluído) e da Rua Pastor Aquilino Sartori.

 
Um pouco da História 


Na década de 30 a vila de moradores junto à Pedreira expandiu-se e, para eles, foi disponibilizado um bonde com motor à gasolina para o transporte entre a vila e a estação ferroviária. Nos anos 70 todo o complexo da pedreira foi desativado. O antigo bonde da pedreira durante anos ficou guardado por moradores de Rio Grande da Serra e hoje se encontra restaurado para apreciação dos moradores e visitantes da cidade.
 

+21
+22°
+16°
Ribeirao Pires
Terça-Feira, 24