Folha de Ribeirão Pires


01/06/2012 12:48 - Cidade

Prefeitura e Conpet realizam aferição veicular educativa em veículos a diesel

Por Maria Helena Domingues

A Secretaria de Transportes de Diadema, em parceria com o Conpet (Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural), do Ministério de Minas e Energia e administrado pela Petrobras, estarão com postos de aferição do nível de fumaça preta em veículos a diesel em diversos locais do município.

A ação é educativa, e não punitiva, e tem o objetivo de criar uma cultura anti-desperdício, a preservação do meio ambiente com a redução de emissões de poluentes e orientações sobre consumo de diesel pelos veículos e manutenção preventiva.

A aferição estará na cidade nos próximos dias 4, 5 e 6 de junho (segunda, terça e quarta-feira) nas duas concessionárias de transporte público municipal: Benfica e MobiBrasil. Na semana após o feriado de Corpus Christi (7 de junho), a aferição será realizada em locais a serem definidos na próxima semana, onde agentes de trânsito convidarão motoristas de veículos a diesel para participarem da ação, sem custos ou punição.

Técnicos do Conpet realizarão a análise da fumaça preta e a qualidade do diesel do veículo com um opacímetro certificado pelo Inmetro, equipamento utilizado para medição dos níveis de emissão de fumaça preta.

 

+21
+22°
+16°
Ribeirao Pires
Terça-Feira, 24