Folha de Ribeirão Pires


13/11/2018 10:26 - Política

Prefeitura de Ribeirão Pires divulga data errada para exames de Mamografia

Secretaria de Estado da Saúde afirma que data para início dos exames sempre foi a do dia 13 de novembro

Por toda a manhã de ontem, mulheres aguardaram a chegada da carretaPor volta das 5 horas da manhã de ontem (12) já havia mulheres aguardando a chegada da carreta da mamografia “Mulheres de Peito” em Ribeirão Pires, mas o que era para ser uma boa notícia acabou em frustração, a data para o início dos exames foi repassada errada à população. A Prefeitura de Ribeirão Pires indicou o início das atividades para um dia antes do previsto.
 
“Cheguei por volta das 5 horas, não tinha nenhum movimento, voltei era umas 8 horas e nada. Vergonhoso brincar com a nossa saúde”, disse a aposentada Sônia Silva, moradora do Centro Alto.
 
A falta de informação sentida pela aposentada era recorrente entre as dezenas de mulheres que aguardavam sentadas em cadeiras colocadas ao relento, sem que ninguém explicasse o motivo da carreta não estar no local indicado pela divulgação da Prefeitura.
 
“Falaram que o atendimento iria começar às 9 horas, já são quase 11 horas e nada. Disseram que a carreta está atrasada”, comentou Ana Flávia.
 
A Folha procurou a Prefeitura de Ribeirão Pires para saber o motivo do atraso, mas ninguém tinha informação. Por telefone, servidores da Secretaria de Saúde informavam que a carreta vinha de outra cidade e, devido ao trânsito, estava atrasada.
 
Por volta das 11h30, o mistério foi esclarecido, a carreta não havia se atrasado, a Prefeitura foi quem indicou a data errada para a população, o serviço começaria a ser prestado a partir de hoje, dia 13.
 
Procurada pela reportagem, a Secretaria de Estado da Saúde esclareceu que o agendamento do equipamento sempre foi para o dia 13. Segundo o governo paulista, a carreta fica na Estância entre os dias 13 de novembro e 1° de dezembro.
 
Até o fechamento da edição a Prefeitura de Ribeirão não se posicionou oficialmente sobre o ocorrido.
 
O serviço-móvel oferece mamografias grátis sem necessidade de pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos de idade.
 
O veículo oferece exames de mamografia de segunda à sexta-feira, das 9h à 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, exceto feriados.
As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sai em até 48 horas após a realização do procedimento.
 
Para as mulheres entre 50 e 69 anos de idade, não há necessidade de pedido médico de mamografia para a realização do exame nas unidades móveis. Pacientes fora dessa faixa etária também poderão realizar os exames desde que tenham em mãos um pedido médico que pode ter sido emitido tanto pela rede pública quanto particular.
 
Em Ribeirão o serviço é prestado no estacionamento de carros, entre as ruas Cidade de Santos e João Domingues de Oliveira, Centro.
 

+21
+22°
+16°
Ribeirao Pires
Terça-Feira, 24