Folha de Ribeirão Pires


15/02/2019 09:56 - Editorial

O papel da Vigilância Sanitária

As ações de Vigilância Sanitária devem promover e proteger a saúde da população e serem capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção, da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde. Esse é o papel constitucional desse departamento presente em todos os municípios brasileiros. 
 
Na quarta-feira na cidade de Ribeirão Pires o papel da Vigilância Sanitária foi posto à prova, um frigorífico clandestino foi descoberto e fechado na Estância. Informações dão conta de que os produtos fabricados em condições impróprias para o uso acabavam comercializados em estabelecimentos populares, um crime que precisa ser investigado a fundo.
 
Um dos papéis da Vigilância é garantir ao consumidor que os produtos comercializados tenham procedência e certificados. A fiscalização constante é a garantia de que comerciantes ofereçam em seus estabelecimentos produtos produzidos dentro das normas legais, quando isso não acontece, mais que a burla da legislação, está se cometendo um ato criminoso, colocando em risco a vida daqueles que consomem tais produtos.
 
Alguns podem dizer ser difícil verificar todos os estabelecimentos, mas isso não pode ser usado como desculpa, é obrigação do departamento, é função do Governo Municipal.
 
Desde que na última quarta-feira a Folha publicou em seu Portal a descoberta do frigorífico clandestino que leitores falam de problemas recorrentes, produtos vendidos fora do prazo de validade, carnes de coloração duvidosa e falta de selos certificados.
 
A fiscalização precisa agir!
 

Filtre matérias de Editorial em:

  • Ribeirão Pires
  • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Mauá
  • +21
    +22°
    +16°
    Ribeirao Pires
    Terça-Feira, 24