Folha de Ribeirão Pires


15/03/2019 10:13 - Cidade

Negociações garantem permanência da Dura Automotive em Rio Grande da Serra

Força-tarefa envolvendo funcionários, sindicato, fornececedores, prefeito e Câmara de Rio Grande garantiu a viabilidade da planta

Wagnão dá a notícia aos funcionários sobre a permanêcia da Dura / Foto: Wagner Lima/Folha RPA Dura Automotive System Brasil divulgou nesta terça-feira (12) que a empresa voltou atrás da decisão de fechar a unidade fabril de Rio Grande da Serra. O anúncio veio através de uma assembléia realizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC na frente da fábrica.
 
O encontro contou com a presença dos trabalhadores da fábrica, os membros e presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, assim como o prefeito Gabriel Maranhão (sem partido), o presidente da Câmara Municipal Claudinho Monteiro (PSB) e outros vereadores.
 
No texto, foi destacado que os acordos entre o sindicato, clientes, fornecedores e Administração Municipal foram os que permitiram que a empresa permanecesse com o funcionamento da fábrica. 
 
O prefeito Gabriel Maranhão esteve presente na assembléia e declarou. “A Prefeitura vai cumprir o compromisso que assumiu com a Dura. Também vamos atuar na frente das negociações para trazer mais clientes para a Dura. Sem dúvidas mais empregos serão gerados”. 
 
O chefe do Executivo do município também parabenizou os trabalhadores e o sindicato pela luta contra o fechamento da empresa.
 
O presidente do sindicato, Wagner Santana, o Wagnão, disse que a reviravolta na decisão da empresa foi uma vitória extraordinária por parte dos trabalhadores.
 
“Lutamos muito, não medimos esforços, trabalhadores de outras empresas se uniram a nós, o poder público sempre esteve presente, essa somatória levou a manutenção dos empregos”, disse o presidente.
 
Para Claudinho Monteiro, presidente da Câmara de Rio Grande da Serra, a Casa de Leis se prepara para votar projeto de lei que será enviado pelo prefeito Gabriel Maranhão, dando incentivos para instalação de novas empresas na cidade.
 
“O prefeito irá propor uma legislação de incentivos para instalação de novas empresas, até mesmo, fornecedoras da Dura, aumentando as vagas de emprego e contribuindo para o desenvolvimento da nossa Rio Grande da Serra”, disse Monteiro.
 
Durante a assembleia, Gabriel Maranhão anunciou que está em tratativas junto a Câmara de Comércio BrasilxChina, no sentido de trazer para a cidade empresas ligadas as montadoras chinesas. Nas próximas semanas, o prefeito, trabalhadores e sindicato estarão formalizando um portifólio para apresentar aos investidores chineses.


Prefeito Maranhão faz o anúncio durante assembleia da Dura Maranhão anuncia lei de incentivo para empresas


Durante a assembleia na Dura quando foi oficializada a permanência da empresa na cidade, o prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, parabenizou os funcionários e anunciou legislação específica para o setor empresarial.
 
“Gostaria de parabenizar a todos do Sindicato pela luta incessante, e a todos os trabalhadores da Dura, sem os quais tudo seria em vão. Aproveito para agradecer também a presença do nosso presidente da Câmara, Claudinho Monteiro, o vereador Jhol Jhol (PSD) e os demais vereadores que contribuíram muito para essa conquista. Que esta grande conquista possa servir de estímulo para Ford de São Bernardo do Campo lutar pela permanência da empresa e de todos funcionários”.
 
Na oportunidade, o prefeito enfatizou que nos próximos dias a Câmara irá votar leis de incentivos voltadas à instalação de novas empresas na cidade.
 
“Estamos preparando o texto, irá servir para atrair novas empresas e fortalecer a Dura e também outras montadoras, gerando novos empregos, quero ver a Dura com os 1.400 funcionários de antes”, disse o prefeito que programa um encontro com dirigentes da  Chery, Jac Motors, Lifan e a BYD, maior fabricante de carros elétricos do mundo e com produção de ônibus em uma unidade instalada na região de Campinas.

+21
+22°
+16°
Ribeirao Pires
Terça-Feira, 24