Folha de Ribeirão Pires


22/01/2019 09:32 - Editorial

Não devemos desistir jamais

Na última semana, a Dura Automotive instalada há décadas em Rio Grande da Serra anunciou o fim das atividades no município, atingindo centenas de famílias que foram pegas de surpresa com a demissão em massa. Os motivos para o fechamento, uma imensa dívida e a queda constante no número de clientes, agravado pelas constantes crises econômicas no Brasil. 
 
De um lado uma empresa privada que não pode colecionar prejuízo, do outro lado os trabalhadores que observam a crise bater a porta, em um momento de desemprego e com poucos sinais de melhora. 
 
Mas nem tudo está perdido, no momento do anúncio de interrupção das atividades, os trabalhadores foram a luta, junto do sindicato criaram um “comitê de crise”, colocaram na mesma mesa representantes da autopeça, o prefeito da cidade e o presidente da Câmara de Vereadores, buscando alternativas para o não fechamento da unidade. 
 
Em um primeiro momento o ato parecia não ter surtido efeito, contudo, quando tudo parecia perdido, a Dura anunciou a suspensão temporária da medida, abrindo negociação com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, buscando formatar um programa de recuperação que evite o fechamento total. 
 
A medida só foi tomada tendo em vista os funcionários não desistirem da luta pelos seus empregos, chamando para negociação vários atores, colocando as necessidades e mais, a vontade de salvar a unidade. Os trabalhadores da Dura mostraram que não devemos desistir jamais, mesmo que tudo já pareça estar definido. 
 
Que ao final de janeiro, todos possam estar reunidos para o anúncio mais esperado: A Dura produzindo e garantindo o emprego das centenas de trabalhadores. 
 
Que assim seja!
 

Filtre matérias de Editorial em:

  • Ribeirão Pires
  • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Mauá
  • +21
    +22°
    +16°
    Ribeirao Pires
    Terça-Feira, 24