Folha de Ribeirão Pires


22/01/2019 09:59 - Cultura

Museu de Ribeirão tem novos objetos

O Museu Municipal de Ribeirão Pires realizou entre os dias 20 e 31 de dezembro do último ano a campanha "Nossa História em Suas Mãos". Durante o período, o município recebeu a doação de itens históricos, entre os quais antigos tijolos de olaria coletados pela equipe do Centro de Apoio Técnico ao Patrimônio (CATP) na antiga Vila Operária de Santa Clara. Estima-se que os tijolos sejam do início do século XX.
 
A campanha "Nossa História em Suas Mãos", promovida por meio da Secretaria de Cultura da Prefeitura, tem por objetivo promover a arrecadação de objetos antigos, fotografias, documentos e mapas, para que moradores possam colaborar com a memória do Museu Municipal. Além dos tijolos, o Museu recebeu a doação de gueixa de cerâmica, com pintura artesanal (doação de Elizeu de Andrade Rico); de óculos de armação modelo fio de arame com lentes originais de vidro que pertenceram à Sra. Tereza Borsato Maggiotto (doação de seu neto, José Maggiotto); e antigo manual de tricô – estimado ser da década de 1940.
 
A cidade concluiu a digitalização do acervo iconográfico emprestado pela ex-primeira-dama da cidade, Norma Prisco, poucos meses antes de seu falecimento, em 2017. O acervo em questão foi devolvido à filha de Dona Norma, Ana Paula Prisco. 
 
Famílias antigas interessadas em emprestar material para digitalização devem procurar o CDH pelo 4825-9040 ou 4827-4598 e agendar o serviço. A única contrapartida é a doação do acervo copiado em formato digital ao CDH, sendo o físico devolvido à família.

+21
+22°
+16°
Ribeirao Pires
Terça-Feira, 24