Folha de Ribeirão Pires


27/01/2014 10:00 - Serviços

Mauá inicia formação continuada de trabalhadores e conselheiros

Foto: Gil Sobrinho - Prefeitura de MauáCom um calendário de atividades definido para ser desenvolvido durante todo o ano, a Secretaria de Cidadania e Ação Social da Prefeitura de Mauá iniciou nesta sexta-feira (24) o processo de formação continuada que atenderá os trabalhadores da pasta e os diversos conselhos ligados à área de atuação da Cidadania.

O primeiro tema abordado foi Direitos Humanos e a cada mês um novo assunto será discutido. O projeto Mauá de Direitos, realizado em outubro do ano passado, norteou a escolha da temática e a forma de trabalho que começou a ser desenvolvida.

“A partir de agora estamos fortalecendo o programa. Estes encontros darão mais condições de atendermos a população na base, e serão fundamentais para fazermos um excelente trabalho na comunidade,” garantiu a secretária de Cidadania e Ação Social, Sônia Braga.

O trabalho será estendido aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), onde os técnicos reproduzirão com a população os debates e discussões promovidos no mês anterior.

“A formação e a integração de ações e temas transversais  já é preconizada pelo SUAS (Sistema  Único de Assistência Social), e a secretaria promovendo este tipo de ação está garantindo que tais questões e o bom atendimento cheguem a todos os bairros da cidade,” afirmou Rômulo Fernandes, secretário de Relações Institucionais, que participou da abertura da atividade.

Esta iniciativa já é ação do Departamento de Políticas Afirmativas da Secretaria de Cidadania,  e foi proposta no final do projeto Mauá de Direitos. O Departamento tem a incumbência de ser o articulador das políticas que propiciem a autonomia e a inclusão social e a construção de uma cultura que se baseie no respeito às diferenças e a garantia de direitos. 

“Os Direitos Humanos brotam da tensão do espaço e tempo, por isto é sempre atual, histórico e mutante,” afirmou a advogada e psicóloga Adriana Maria Carbonell Gragnani, convidada para discorrer sobre o tema. “A temática proposta está contemplada na Constituição Federal, o que em tese torna mais fácil a efetivação de tais direitos,” completou Adriana, ao avaliar os temas definidos para o trabalho deste ano. 

Os assuntos que serão abordados nos próximos meses são Direitos da Mulher, Juventude, LGBT, Etnia, migração e imigração, direitos da infância, povos indígenas, pessoas com deficiência, pessoas idosas, igualdade racial, masculinidade e não violência.

Fonte: Prefeitura de Mauá

+21
+22°
+16°
Ribeirao Pires
Terça-Feira, 24