Folha de Ribeirão Pires


02/09/2016 10:29 - Artigo

Instituto Filho do Rio

Quando nos envolvemos com as famílias atendidas pelos projetos do Instituto Filhos do Rio, conhecemos de perto a falta de perspectivas e o abandono social que lhes cercam, e neste relacionamento identificamos um “círculo vicioso de miséria” que necessita de algum estimulo externo para que haja uma ruptura neste sistema e consequentemente a transformação na situação de vida destas famílias. Em nosso entendimento este “estimulo externo” seriam ações voltadas a educação, pois acreditamos que só a educação é capaz de transformar, para melhor, nossa sociedade. 
 
Entendemos que solidariedade implica em sentir, em tomar para si a responsabilidade e traduzir isso em alguma ação diante da situação apresentada. Baseado neste pensamento adotamos como missão melhorar a vida das pessoas por meio da educação. Buscamos também disseminar a cultura do voluntariado e de responsabilidade social, pois quanto mais pessoas tiverem este entendimento de participar ou promover este tipo de ações, mais oportunidades serão oferecidas, mais projetos serão realizados e mais “Círculos viciosos de miséria” serão quebrados e uma melhor sociedade estará sendo formada. 
 
Este trabalho que realizamos é muito prazeroso, mas também muito árduo e conflitante, pois a todo instante temos que abrir mão das nossas vontades e conforto para fazer o que é melhor para a sociedade como um todo. E apesar de fazer tudo isso por amor ao próximo, ainda sermos questionado sobre “quais são nossas verdadeiras intenções”, como se não fosse suficientemente recompensador o fato de poder contribuir para uma sociedade melhor e mais justa. 
 
Apesar dos desafios, nos sentimos muito realizados com o que fazemos e convictos com nossas renúncias, pois entendemos quão valoroso é ser um agente transformador na vida das famílias, poder contribuir para que o jovem tenha outras possibilidades a não ser o mundo do crime ou das drogas.

André Caparroz: Presidente da ONG Instituto Filhos do Rio

+21
+22°
+16°
Ribeirao Pires
Terça-Feira, 24