Folha de Ribeirão Pires


27/04/2018 10:55 - Especial

Humanização da saúde é a meta de Rio Grande

Atendimento humanizado e projetos que valorizam a vida saudável

Proposta é humanizar o serviço de saúde na cidade de Rio Grande O setor da Saúde em praticamente todas as cidades brasileiras é um problema de difícil solução para os governantes. O número crescente de usuários e a crise econômica que assola o Brasil têm levado a diminuição de orçamento e sobrecarregando o sistema.
 
 Para minimizar as críticas e reclamações dos usuários do setor, Rio Grande da Serra vem investindo no atendimento humanizado nas UBS’s e Upa. A dinâmica do atendimento vem sendo aprimorado, visando a queda no tempo de espera, aliado a contratações e garantia da presença de médicos e medicamentos. 
 
Outro ponto de destaque no setor é capacitação dos profissionais que atuam na rede, desde os atendentes até médicos, buscando o melhor acolhimento.
 
 O tratamento preventivo também vem se tornando grande aliado e reduzindo a necessidade do medicamento e consultas médicas.  Projeto piloto iniciado na Unidade Básica da Santa Tereza promove caminhadas voltadas aos diabéticos e hipertensos em que os participantes são acompanhados por profissionais de enfermagem e de educação física.
 
 Garantir o medicamento aos pacientes também é colocado como prioritário pelos gestores da pasta. Foram incorporados mais 18 remédios na lista de medicamentos para a Atenção Básica.
 
 Para o mês de aniversário, em maio, a Prefeitura Municipal anuncia a inauguração da UBS do Sítio Maria Joana, para melhor atender os moradores das divisas.


Um pouco da História 


Inaugurada em 15 de fevereiro de 1867, a Estação Ferroviária de Rio Grande da Serra foi a segunda a ser construída no Estado de São Paulo. Ao seu lado, em 1887, foi erguido um armazém com telhas provenientes da França. O armazém da estação, no início do século XX, servia de palco para os melhores bailes carnavalescos da região.
 
Hoje a CPTM, responsável pela estação, está promovendo reforma estrutural na unidade, para melhor acessibilidade e retirou a passarela histórica para intervenções de restauro.
 

+21
+22°
+16°
Ribeirao Pires
Terça-Feira, 24