Folha de Ribeirão Pires


18/12/2018 11:09 - História das Histórias

Gino Cabeleireiro

Cabeleireiro unissex há 30 anos O “História das Histórias” desta terça-feira homenageia o cabeleireiro Gino Miranda Machado de Melo, morador de Ribeirão Pires há mais 25 anos. 
 
Gino nasceu na capital paulista e aos 30 anos de idade mudou-se para a Estância com sua mãe e irmãos após comprar um terreno no Parque das Fontes. Ainda em São Paulo, onde cresceu e viveu boa parte de sua vida, Gino aprendeu o ofício de cabeleireiro e deu seus primeiros passos na profissão. “Essa é a profissão que amo e escolhi para a minha vida”, afirma o cabeleireiro. 
 
No Parque das Fontes, mais especificamente na Rua Circular, Gino abriu seu próprio salão, local em que trabalhou por 20 anos.
“Naquela época não havia comércios no bairro,  fui o primeiro a abrir um cabeleireiro no Parque das Fontes”, lembra. 
 
Por seu talento com as tesouras, Gino tornou-se conhecido na região a ponto de receber um convite para ministrar aulas Centro de Formação Profissionalizante Professor Paulo Freire, no ano de 2016. “Eu tinha duas turmas com 50 alunos. Em três meses, os alunos estavam preparados para trabalhar na profissão.”
 
Apesar de seu desejo de permanecer ensinando a profissão no Paulo Freire, Gino não pôde continuar com as aulas após a mudança no comando da Prefeitura Municipal, em 2017. Ele chegou a pedir ajuda para os vereadores para retornar, mas até o momento não foi possível. “Ainda não tive a oportunidade de voltar, gostaria muito de uma nova chance de dar aulas.”
 
Hoje, aos 52 anos de idade, Gino continua cuidando dos cabelos dos munícipes de Ribeirão Pires, agora em novo endereço:
Avenida Francisco Monteiro – 1.038 (em frente a Igreja Universal). “Estou na profissão há 30 anos como cabeleireiro unissex”, ressalta Gino.
 
Mesmo estando há 10 meses no novo local, o cabeleireiro diz ser muito grato ao Parque das Fontes. “Foi muito bom trabalhar lá, onde consegui tudo o que tenho hoje e criei meus três filhos”, finaliza. 
 

Filtre matérias de História das Histórias em:

  • Ribeirão Pires
  • Rio Grande da Serra
  • +21
    +22°
    +16°
    Ribeirao Pires
    Terça-Feira, 24