Folha de Ribeirão Pires


19/10/2018 09:52 - Editorial

Gasolina ou Álcool? Uma cerveja por favor!

O consumo de álcool no Brasil está acima da média mundial. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 3,3 milhões de pessoas morrem todos os anos em consequência de problemas com o alcoolismo. Um novo estudo global, publicado na revista científica The Lancet, confirmou o que algumas pesquisas anteriores diziam: não existe um nível seguro para o consumo de álcool.
 
Reportagem recente publicada pela revista Isto É mostra que “o consumo de álcool per capita no Brasil aumentou 43,5% em dez anos e agora supera a média internacional. Em 2006, cada brasileiro a partir de 15 anos bebia o equivalente a 6,2 litros de álcool puro por ano. No ano passado, a taxa chegou a 8,9. Com isso, o país figura na 49ª posição do ranking entre os 193 avaliados”, os dados são da  OMS que indicou aos governantes regular o marketing de bebidas, o acesso à compra e elevar impostos para inibir o consumo.
 
Em Ribeirão Pires, a comercialização de bebidas alcoólicas segue, desde 2009, restrições em postos de gasolina, contudo, medida do prefeito Kiko Teixeira (PSB), libera a compra e o consumo das bebidas nesses locais. O prefeito pediu à Câmara de Vereadores a revogação do artigo que proibia a venda, alegando inconstitucionalidade da legislação vigente.
 
Apesar de toda justificativa legal, a real intenção da medida pode estar ligada a outra pretensão, aumentar a lucratividade comercial dos postos de combustíveis, a proibição da venda de bebidas nos postos, restringe o lucro nas lojas de conveniência instaladas nesses estabelecimentos. 
 
Vale ressaltar que, pelo menos dentro das justificativas oficiais da Prefeitura, não consta qualquer indicação de questionamento na Justiça referente a legalidade da Lei na Estância, portanto, a decisão de liberar bebidas alcoólicas nos postos é mera posição administrativa ou política.
 
Apenas para colocar um pouco de tempero ao debate, parte dos postos na cidade está nas mãos da família do vice-prefeito, Gabriel Roncon (PTB). Mera coincidência?
 

Filtre matérias de Editorial em:

  • Ribeirão Pires
  • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Mauá
  • +21
    +22°
    +16°
    Ribeirao Pires
    Terça-Feira, 24