Folha de Ribeirão Pires


28/05/2012 16:29 - Cidade

GCM de Diadema apresenta experiência com Canil para guardas de Várzea Grande

Até o próximo dia 1º de junho, a equipe do Canil da Guarda Civil Municipal (GCM) de Diadema estará realizando curso de cinotecnia (ciência responsável pelo estudo da anatomia, comportamento, psicologia e fisiologia dos cães) e cinofilia (estudo e dedicação à criação e desenvolvimento das raças caninas) para dois GCMs de Várzea Grande (MT), município que deverá implantar seu canil em breve. O curso teve início na última segunda-feira (21/05) e totalizará 80 horas de treinamento.

Os GCMs Allan Kardec Alves Almeida e Evanildo Laurindo da Silva estão recebendo treinamento voltado para adestramento, formação e condução de cães de polícia. Todos os guardas e cães do Canil da GCM de Diadema estão envolvidos no trabalho.

Campeão – O Canil da GCM está completando quatro anos de atividades este mês de maio. Nesse período, já conquistou diversos títulos, incluindo o de bicampeão do Campeonato de Cães de Polícia das Guardas Civis Municipais do Brasil. No momento, a equipe está se preparando para participar do Campeonato Nacional de Cães das GCMs, a ser realizado em julho no município de Santana do Parnaíba (SP).

A atual estrutura do Canil da GCM de Diadema conta com quatro cães, sendo dois pastores alemães, um labrador e um pastor belga de malinois, além de quatro GCMs cinotécnicos, qualificados para condução e treinamento.

Trabalho intenso – Os cães são treinados pelo método estímulo e resposta, onde recebem carinho ou bola a cada vez que um comando é realizado. O Canil trabalha com apreensão de drogas e patrulhamento, em apoio à Operação Integrada de Fiscalização e em operações conjuntas com a Polícia Militar, como a recém-criada Operação Sossego Público, ação que consiste em atender reclamações da população relacionadas à emissão de sons e ruídos por veículos estacionados ou em circulação nas vias públicas (pancadões).

Também tem papel socioeducativo, com apresentações em eventos e escolas, e aproximação da GCM com a comunidade, como é o caso do Clubinho da Guarda, realizado duas vezes por ano, durante o período de recesso escolar.

+21
+22°
+16°
Ribeirao Pires
Terça-Feira, 24