Folha de Ribeirão Pires


12/06/2012 12:21 - Cidade

Fatec de Diadema começa funcionar no segundo semestre com curso inédito na área da Cosmetologia

Em agosto próximo começam as aulas na Fatec Diadema e o primeiro curso da faculdade será na área de Cosmetologia. O curso Tecnologia em Produção de Cosméticos, inédito em escola pública no País, formará inicialmente 80 profissionais e irá atender a demanda de indústrias do setor que estão localizadas no Município e Região. O curso terá duração de três anos e será ministrado no período da tarde e noite.


As inscrições para o processo seletivo vão até às 15h da próxima segunda-feira, 11 de junho, e devem ser feitas exclusivamente pela internet, no sitewww.vestibularfatec.com.br. O exame será realizado em 1º de julho e para participar do vestibular, o candidato dever ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio ou equivalente, desde que no ato da matrícula comprove a conclusão do curso.


Para se inscrever é necessário preencher ficha cadastral e questionário socioeconômico que estão no site, imprimir o boleto e pagar a taxa no valor de R$ 70 (em dinheiro), em qualquer agência bancária. Depois de concluído o processo, pelo mesmo site, o interessado tem à sua disposição download gratuito do Manual do Candidato, com datas, normas e orientações do processo seletivo.


Estudantes afrodescendentes e da rede pública receberão bônus de 3% e 10% que contarão no processo de seleção. O bônus é permitido por meio do Sistema de Pontuação Acrescida e para ter direito ao benefício o candidato deve fazer a autodeclaração no ato da inscrição. É necessário comprovar o estudo na rede pública.


Melhoria da capacitação - A nova Fatec foi instalada estrategicamente em Diadema, e contribuirá para a formação de mão-de-obra qualificada para atuar nas indústrias que compõem a cadeia produtiva do cosmético. O município concentra cerca de 10% dos fabricantes de produtos de beleza e de higiene pessoal do Brasil e o setor é um importante gerador de economia local e absorção de empregos.


Atualmente o Brasil é terceiro maior consumidor de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos do mundo, perdendo somente para o Japão, em segundo lugar, e os Estados Unidos, campeão global.  Nos últimos 14 anos a taxa de crescimento nacional do setor foi de dois dígitos, numa média anual de mais de 10 %.


Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Diadema, o início de cursos na Fatec Diadema é um passo fundamental para o desenvolvimento da indústria de cosméticos do Município  e da Região Metropolitana de São Paulo. “A formação de novos quadros técnicos qualificados certamente vai elevar a competitividade e a capacidade de inovação de nossas empresas. É uma grande conquista e significa também concretizarmos um compromisso e uma prioridade do governo municipal”, afirma.


Vários parceiros - Para criar o primeiro curso público superior Tecnologia em Produção de Cosméticos em Diadema, o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, órgão do governo paulista responsável pelo ensino profissional no Estado, contou com a participação de empresários, da Prefeitura e da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).


A Associação participou da elaboração do currículo, que inclui entre outras disciplinas, Química, Biologia, Controle Ambiental e Gestão da Produção. Já a Prefeitura de Diadema construiu a sede da faculdade investindo 4,6 milhões de reais. O Grupo Papaiz doou o terreno de 5.217 m² onde funcionará a escola, que será gerida pelo Centro Paula Souza, autarquia estadual que administra todas as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs).


A Fatec Diadema está localizada no Bairro Campanário em prédio de três pavimentos com 4,7 mil m² de área construída. A escola comporta 16 salas de aula, 11 laboratórios, biblioteca e nove banheiros (masculino, feminino e deficiente), além de elevador, dependências administrativas e de serviço.

+21
+22°
+16°
Ribeirao Pires
Terça-Feira, 24