Folha de Ribeirão Pires


11/12/2018 09:48 - Política

Esvaziado, Consórcio escolhe o seu presidente

Novo mandatário terá como prioridade retomar a importância da entidade

Presidido por Orlando Morando (e), entidade ficou desprestigiada O Consórcio Intermunicipal Grande ABC escolhe hoje (11) o seu novo presidente. A escolha deveria ter ocorrido no dia 4, mas foi adiada.
 
Atualmente administrado pelo prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando (PSDB), a entidade regional perdeu força nos últimos dois anos, três cidades, Diadema, Rio Grande da Serra e São Caetano do Sul, deixaram o colegiado.
 
Criado na década de 90, o Consórcio se esvaziou na Administração de Morando, criticado pelos prefeitos da região por não atuar de forma regional, garantindo fomentos para todos os municípios, a entidade perdeu força regional, entrando em colapso.
 
O próximo presidente terá inúmeros desafios, entre eles, manter o Consórcio funcionando dentro dos princípios da fundação, o de caráter regional. Outro ponto que merecerá atenção é a busca de atrair de volta as cidades desfiliadas.
 
A escolha do novo mandatário será feita entre os prefeitos de São Bernardo do Campo, Mauá, Santo André e Ribeirão Pires. 
 
PPA 
 
O Consórcio prepara a publicação do documento do Plano Plurianual (PPA) 2019-2021, elaborado pelos Grupos de Trabalho (GTs) da entidade no site www.consorcioabc.sp.gov.br. Como parte da preparação do PPA, os GTs iniciaram em agosto uma série de reuniões moderadas para a estruturação prévia das ações que vão integrar a iniciativa. O documento também é composto com sugestões da sociedade civil da região.

+21
+22°
+16°
Ribeirao Pires
Terça-Feira, 24