Folha de Ribeirão Pires


02/10/2018 09:34 - Folha nos Bairros

Escola Padre Giuseppe Pisoni resgata união com a Vila Lopes

Evento realizado no último sábado promoveu serviços sociais aos moradores do bairro, em Rio Grande da Serra 

Evento organizado pelo Professor de Biologia Haroldo Marcos Domingues em parceria com a Diretoria escolarA escola possui um papel de extrema importância dentro da comunidade que está inserida, não só desenvolvendo sua principal função como instituição de ensino, mas também como agente promotora de cidadania. 
 
Pensando nisso, a Escola Estadual Padre Giuseppe Pisoni, na Vila Lopes, em Rio Grande da Serra, realizou no último sábado (29) o Evento Cultural de Primavera que, além de dar boas-vindas a nova estação, disponibilizou serviços sociais aos moradores do bairro. 
 
Foram feitas avaliações odontológicas, atualização da carteira de vacina, aferição da pressão arterial - além de programas sociais como o Bolsa Família.
 
A iniciativa partiu do professor de Biologia Haroldo Marcos Domingues, em parceria com a Diretora Viviana Regina Mazzantini, que durante algumas aulas percebeu a escassez desses serviços aos integrantes do bairro, através de conversas com os alunos.
 
“A relação entre a família e a escola está abandonada. Ninguém mais sabe nada sobre saúde, principalmente sobre vacina”, relata o professor. “Nossa intenção com o evento  foi de resgatar a interação com a comunidade, que está em falta.”
 
Além de serviços, o evento cultural contou com apresentações de dança e de modalidades esportivas, barracas de comida e gincanas.
 
Estima-se que cerca de 800 pessoas passaram pela escola para prestigiar a ação social no bairro.
 
O professor Haroldo afirma que  pretende realizar mais ações como essa para beneficiar não só os alunos, mas também a comunidade na qual a escola está inserida. 


Giuseppe Pisoni


Padre chegou ao Brasil em 1970Homenageado pela escola municipal e pela escola estadual da Vila Lopes, Padre Giuseppe Pisoni foi um dos principais moradores do bairro. Ele foi um dos precursores das atividades educacionais desenvolvidas no local, visando a alfabetização de crianças.
 
Nascido em 1906 na cidade Arbon-Cantão, na Suíça, Padre José - como era conhecido -  tornou-se religioso aos 32 anos.
 
Pisoni veio da Suíça para o Brasil no ano de 1970. Após se aposentar, decidiu dedicar sua vida aos menos favorecidos na sociedade.
 
A Vila Lopes, no Rio Grande da Serra, foi o destino escolhido pelo sacerdote, local em que seu amigo e sacerdote Erwim Kaufmann já residia. 
 
De 1970 até 1987, ano de sua morte, Pisoni viveu e trabalhou para sanar os problemas enfrentados pelos moradores.
 
Além desses serviços, Padre Giuseppe era responsável por duas salas de aulas de ensino primário, que atendiam crianças de 7 a 12 anos. As salas ficavam no local onde hoje se encontra a Emeb Padre Giuseppe Pisoni. 


Os personagens do bairro


Maria Helena Pereira dos Anjos - 76 anos (Moradora da Vila Lopes há 44 anos)
 
No auge dos seus 76 anos, Maria Helena é dona de uma disposição e simpatia que contagia todos que estão a sua volta.
 
Nascida em Portugal, mais precisamente na Vila de Tabuaço no Distrito de Viseu, ela chegou ao Brasil no ano de 1961. Passou por São Paulo, Goiás e - por fim - chegou à Rio Grande da Serra em 1974 - local em que permanece até hoje.
 
“Quando cheguei aqui, eu não gostava muito porque era frio, não tinha sol. Hoje, eu brigo com quem fala mal de Rio Grande da Serra”, brinca a moradora.
 
Mãe de nove filhos, entre eles o vereador Zé Carlos, Maria Helena diz que sempre levou uma vida regada de felicidade no município em que conquistou, junto à seu falecido esposo, tudo o que possui. 


Maria das Graças Viana - 61 anos (Moradora da Vila São João há 46 anos)
 
Dona Graça, ou Graça do Pezão como é conhecida pelos vizinhos, veio de Minas Gerais para Rio Grande da Serra em 1972. De uma família humilde, ela conta que passou por muitas dificuldades e por esse motivo decidiu mudar-se com sua família para São Paulo.
 
O apelido é herança de seu falecido marido, Edson Sampaio Viana, conhecido como Pezão. Ele foi fundador do Bar do Pezão, na Avenida Guilherme Pinto Monteiro há mais de 40 anos.
 
Após a morte de seu esposo, em 1995, Graça passou a administrar o estabelecimento, como uma forma de manter a memória do marido presente.
 
“Eu nunca pensei em fechar o bar. É uma herança do meu marido para mim, meus filhos e netos”, afirma.


Opinião dos moradores


Daniel de Lima, de 57 anos, é morador da Vila São João há 27 anos e afirma que houveram muitas mudanças positivas no local.
Segundo ele, o asfalto foi uma das principais conquistas do bairro nos últimos anos.
 
“A Vila São João é um bairro muito tranquilo. Aqui, eu posso andar meia-noite, uma hora da manhã, sem preocupação, os vizinhos são bem sossegados”, conta o morador. Para Lima, a principal necessidade do bairro é uma linha de ônibus que leve os moradores para o centro da cidade. 




Francis Leila de Aguiar Silva Tomás vive na Vila Lopes desde seus dois anos de idade. Ela conta que o bairro é um ambiente muito solidário, e que os vizinhos sempre estão dispostos a ajudar aqueles que precisam. Hoje, aos 45 anos, a moradora da Rua Henrique Fonseca afirma que o bairro necessita de melhores condições de infraestrutura. 
 
“Eu gosto muito de viver aqui na Vila Lopes. Trabalho na creche há 17 anos, participo da comunidade São Joaquim, tudo aqui no bairro mesmo”, finaliza.





Morador da região do Monte Alegre há 18 anos, Valdomiro Evangelista da Cruz diz que não há queixas para fazer sobre o bairro.
Ele afirma que se sente seguro na vizinhança e que não teve problemas quando procurou atendimento na UBS do bairro.
Valdomiro era morador da cidade de Mauá e no ano de 2000 mudou-se para Rio Grande da Serra. Desde então, o morador permanece no bairro e finaliza: “Eu gosto de morar aqui”.



Serviços do bairro


E.E Padre Giuseppe Pisoni -Rua Joaquim Lopes, 222 - Vila Lopes - Telefone: 4820-1116 
 
EMEB Padre Giuseppe Pisoni - Rua Duque de Caxias, 54 – Vila Lopes - Telefone: 4820-4198
 
UBS Vila Lopes - Rua José Dotta,55 - Vila Lopes - Telefone: 4820-3594
 
Capela São Joaquim - Rua São Joaquim, 127 – Vila Lopes
 
UBS Vila São João - Rua Ceará, 261 - Vila São João - Telefone: 4821-4642
 
E.E Professor Alziro Barbosa do Nascimento - Rua Bahia, 1 - Vila São João  - Telefone: 4820-2858
 
EMEB Joaquim da Silva  - Rua Espírito Santo, 150 - Vila São João - Telefone: 4821-7026
 
Capela São João Batista - Rua Espírito Santo, 100 – Vila São João
 

Filtre matérias de Folha nos Bairros em:

  • Ribeirão Pires
  • Rio Grande da Serra
  • +21
    +22°
    +16°
    Ribeirao Pires
    Terça-Feira, 24