Folha de Ribeirão Pires


19/02/2019 10:40 - Especial

Empresário precisa ficar atento ao eSocial

Existem prazos para o envio das informações, bem como, previsão de multa

Nalva Toledo é especialista em serviços contábeis em Ribeirão PiresO Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), é um sistema do Governo Federal, onde empregadores passarão a comunicar ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, acidente de trabalho, aviso prévio, entre outras. 
 
A transmissão eletrônica desses dados simplificará a prestação das informações referentes às obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, de forma a reduzir a burocracia para as empresas. A prestação das informações ao eSocial substituirá o preenchimento e a entrega de formulários e declarações separados a cada ente.
 
A Folha procurou Nalva Toledo, da Nalva Toledo - Contabilidade e Assessoria Empresarial, para saber mais sobre o novo sistema; segundo a  contadora, esse novo sistema todo digital, prevê prazos para o envio das informações e multas em caso de atrasos e por divergências de informações.
 
“É preciso que o empresário fique atento e envie em tempo hábil as informações e dados para que o escritório contábil do seu RH, prepare e envie a sua obrigação fiscal a tempo.
 
Ainda segundo Toledo, o eSocial é uma ferramenta poderosa de fiscalização em tempo real, assim como de melhorias nas informações, facilitando e corrigindo divergências na área trabalhista e previdenciária.
 
Para Nalva Toledo é fundamental que o empresário entre em contado com o seu profissional de Recursos Humanos para que não perca o prazo do envio das informações que estão vigentes, e prorrogado, mas dentro de uma tabela por segmento empresarial.
Fique atento!


Os sistemas do Governo Federal que serão substituídos


Por meio do eSocial, os empregadores passarão a comunicar ao Governo, de forma unificada, 15 obrigações. Confira a lista:  
 
GFIP  - Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social;
 
CAGED - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados para controlar as admissões e demissões de empregados sob o regime da CLT;
 
RAIS - Relação Anual de Informações Sociais;
 
LRE -  Livro de Registro de Empregados;
 
CAT - Comunicação de Acidente de Trabalho;
 
CD -  Comunicação de Dispensa;
 
CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social;
 
PPP - Perfil Profissiográfico Previdenciário;
 
DIRF - Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte;
 
DCTF - Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais;
 
QHT – Quadro de Horário de Trabalho;
 
MANAD – Manual Normativo de Arquivos Digitais ;
 
Folha de pagamento;
 
GRF – Guia de Recolhimento do FGTS;
 
GPS – Guia da Previdência Social. 
 
Além de simplificar processos, o que gera ganho de produtividade, o eSocial passa a subsidiar a geração de guias de recolhimentos do FGTS e demais tributos, o que diminuirá erros nos cálculos que, hoje, ainda ocorrem na geração desses documentos.
 
A plataforma garante também maior segurança jurídica, com um ambiente de negócio que beneficia a todos, principalmente àquelas empresas que trabalham em conformidade com a legislação. 
 
Com a substituição da entrega de diversas obrigações por apenas uma operação, totalmente padronizada, as empresas diminuirão gastos e tempo dedicados atualmente para a execução dessas tarefas.

+21
+22°
+16°
Ribeirao Pires
Terça-Feira, 24