Folha de Ribeirão Pires


11/01/2019 09:55 - Editorial

Em busca de reconciliação

O ano de 2019 começou e com ele veio a eleição do novo presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Antes administrado pelo prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando (PSDB), a “casa de prefeitos” seguirá pelas mãos do prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB).
 
A troca de comando configura também a troca na forma de administrar. Antes sem diálogo e com pretensões pessoais, Paulo Serra assume dando sinais de que irá buscar o entendimento.  
 
Em sua primeira fala, tratou de mandar um recado para três cidades: Rio Grande da Serra, São Caetano do Sul e Diadema. Ele quer os municípios de volta na organização. 
 
As cidades pediram desfiliação após idas e vindas e desmandos políticos cometidos pelo antecessor, Orlando Morando. 
 
Ao contrário de Orlando, Paulinho Serra, como é tratado na informalidade já tratou de indicar aos prefeitos descontentes que irá fazer diferente, o seu foco será a regionalidade, em especial, as políticas públicas que atendam as sete cidades da região, aliás, o norte que sempre embasou as atividades do colegiado. 
 
As tratativas do novo presidente já têm foco definido, o prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão (sem partido), o único mandatário que teve a totalidade dos projetos de mobilidade urbana aprovado pelo Governo Federal, e que hoje está modernizando as principais vias do menor município do Grande ABC. 
 
Maranhão foi o mais crítico com a administração do ex-presidente Orlando Morando, alertou sobre os desvios de finalidade do Consórcio, cobrou mudanças de atitudes, mas foi ignorado, terminou 2018 protocolando a saída da cidade da entidade regional. 
 
Agora, é através de Maranhão que o Consórcio Intermunicipal Grande ABC poderá voltar a ter destaque nas negociações regionais. Se Paulo Serra conseguir que Gabriel Maranhão volte, é provável que as demais cidades façam o mesmo caminho.
 

Filtre matérias de Editorial em:

  • Ribeirão Pires
  • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Mauá
  • +21
    +22°
    +16°
    Ribeirao Pires
    Terça-Feira, 24