Folha de Ribeirão Pires


29/05/2018 10:32 - Especial

Dúvidas sobre aquisição de imóvel?

Especialistas selecionaram principais questões sobre a compra de uma casa ou um apartamento e orientam de forma simples e prática

Especialistas selecionaram algumas das principais questões Para milhões de brasileiros, a compra da casa própria representa uma das maiores – senão a maior – conquista da vida. Mesmo com o cenário atual da economia, o mercado apresenta inúmeras oportunidades, com opções para todos os bolsos.
 
Inúmeros interessados na aquisição de um imóvel residencial ainda têm dúvidas de como proceder, seja para uma casa ou apartamento; novo ou usado; seja à vista, por financiamento bancário ou consórcio.
 
Com o intuito de auxiliar a quem planeja comprar uma unidade e fazer um bom negócio, especialistas selecionaram algumas das principais questões sobre o assunto. 
 
Por que o preço é importante?
 
A aquisição de imóvel simboliza a segurança de moradia para o comprador e sua família. Como, em geral, a compra é financiada e gera compromisso por anos a fio, a decisão exige disciplina e cultura de controle de gastos a cada dia, a cada mês, a cada ano. 
 
Qual é o passo a passo para a escolha de um imóvel?
 
Ela deve começar pela localização. O imóvel precisa estar em lugar compatível com seu padrão de renda e atender suas necessidades básicas de infraestrutura, e de sua família, se for essa a situação. É importante avaliar serviços como transporte, escola, opções de lazer, hospitais e supermercados, entre outros, disponíveis na região. 
 
O que mais precisa ser avaliado, além do bairro e da região?
 
Quem gosta de sossego deve evitar imóvel próximo de bar noturno, restaurante, igreja, clube, etc. Verifique também se ele não fica em rua de feira, se não há risco de enchentes e alagamentos. É importante visitar o imóvel em dias e horários diferentes, conversar com quem já mora no local. Em caso de lançamento, convém pesquisar e ir a vários estandes de venda e, ainda, visitar algumas unidades decoradas que deem melhor ideia do imóvel. 
 
E, no imóvel, o que deve ser analisado?
 
A vistoria deve incluir uma série de itens. Comece pelo espaço, que deve ser adequado para acomodar com conforto as pessoas que vão morar no imóvel, veja se existe garagem, incidência de sol, ventilação. E, naturalmente, as condições do próprio imóvel, como o estado de portas, janelas, encanamento, instalação elétrica, de acordo com o tipo de imóvel a ser adquirido.
 
E, quanto ao estado, quais são os principais tipos de imóvel?
 
Novo, usado e na planta.
 
Quais as características de cada um?
 
O novo pode ser mais caro, mas proporciona ao comprador o prazer de ser o primeiro ocupante. O usado tende a ser mais barato, mas poderá exigir reformas, com gastos adicionais. Na planta, o comprador levará tempo para ocupar o imóvel, mas poderá pagar parcelas de valor mais baixo por um período maior. 
 
Casa ou apartamento, qual a melhor opção?
 
A escolha dependerá do estilo e da qualidade de vida que cada um procura. Alguns não abrem mão de uma casa com quintal, para ter mais liberdade e espaço para as crianças, criar animais, cultivar jardins e plantas ou até uma horta. Outros fazem questão da suposta maior segurança que um apartamento oferece. A opção leva à análise de uma série de outros itens: apartamento de frente ou de fundos, nos primeiros ou nos últimos andares, existência e tamanho da garagem. A escolha vai envolver também custos, como o de condomínio, por exemplo, para quem morar em prédio.

+21
+22°
+16°
Ribeirao Pires
Terça-Feira, 24