Folha de Ribeirão Pires


22/01/2019 09:41 - Cidade

Dura suspende temporariamente fechamento da fábrica em Rio Grande

Decisão foi tomada após os funcionários mostrarem disposição em buscar alternativas que garantam a manutenção da unidade

Wagnão fala aos trabalhadores da Dura sobre o “plano de recuperação” / Folha de Ribeirão PiresA Dura Automotive anunciou em documento enviado ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, que suspendeu temporariamente a decisão de fechar a fábrica instalada no município de Rio Grande da Serra. O anúncio havia sido feito na semana passada, e repassado aos trabalhadores que a unidade seria definitivamente fechada no dia 31 de maio. A decisão atingiria cerca de 250 postos de trabalho diretos, e centenas de terceirizados e fornecedores. 
 
Ontem (21), durante uma assembleia na porta da fábrica, representantes do sindicato informaram oficialmente a decisão, e pediram apoio para o processo de recuperação.
 
Durante toda a semana, sindicalistas, trabalhadores e diretores da unidade irão atuar na formatação de um plano que possa viabilizar a unidade. Após o dia 27 de janeiro, o plano será levado para análise da diretoria no México, responsável pela unidade no Brasil. 
 
“Há uma esperança, diferente da conversa de hoje, a (conversa) da semana passada tínhamos o fechamento. Agora existe uma possibilidade. Se tiver uma ideia, traga, precisamos da ajuda de todos”, disse o presidente do sindicato, Wagner Santana, o Wagnão.
 
A Folha apurou que há pelo menos sete anos a fábrica vem tendo prejuízos, agravados nos últimos cinco anos com a perda de contratos e pela falta de capital para investir na modernização do maquinário.  O prejuízo acumulado passa dos R$ 100 milhões.


Sindicalistas se reúnem com o prefeito para pedir apoio do Executivo / Folha de Ribeirão PiresRGS deve criar incentivos para manter os empregos


A tarde de ontem (21) também foi marcada por um encontro entre o prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão e representantes dos trabalhadores da Dura. O mandatário ouviu que a Prefeitura precisa contribuir na construção do “plano de recuperação”, e se dipôs a estar ao lado dos trabalhadores.
 
“Amanhã (23) vamos nos reunir com o sindicato e os funcionários para ver, dentro da legislação, possibilidades de incentivos à Dura e as prestadoras de serviços. Sabemos a importância da empresa para a economia da cidade”, disse Maranhão.
 

+21
+22°
+16°
Ribeirao Pires
Terça-Feira, 24