Folha de Ribeirão Pires


18/01/2019 09:47 - Cidade

Dura Automotive anuncia fechamento da fábrica em Rio Grande da Serra

Indústria fica em atividade até o mês de maio. Funcionários recebem a garantia que terão os direitos trabalhistas quitados

Funcionários decidem por abrir comitê de crise para analisar alternativas / Folha de Ribeirão PiresApós décadas em Rio Grande da Serra, a Dura Automotive anunciou na quarta-feira o fim das atividades no município. Segundo o sindicato da categoria, cerca de 250 postos de trabalho diretos serão fechados, e centenas de terceirizados e fornecedores afetados.
 
A notícia do fechamento da unidade foi comunicada aos trabalhadores pela direção da empresa, causando comoção e indignação.
 
Na manhã de ontem (16), uma assembleia foi realizada na porta da empresa, quando ficou decidido a paralisação das atividades por um dia, e a abertura de negociações para se evitar o fechamento.
 
A Folha apurou que há pelos menos sete anos a fábrica vem tendo prejuízos, agravados nos últimos cinco anos com a perda de contratos e pela falta de capital para investir na modernização do maquinário.  O prejuízo acumulado passa dos R$ 100 milhões.
 
Apesar do caos financeiro, a direção da fábrica garantiu o pagamento dos direitos trabalhistas aos funcionários, a palavra foi dada em reunião ocorrida na tarde de quinta-feira com sindicalistas e o prefeito da cidade.
 
Os trabalhadores montaram um “comitê de crise” para avaliar possibilidades que levem à reconsideração da decisão. A Prefeitura informou que irá buscar meios junto ao Governo Estadual e Federal na tentativa de manter os empregos. A Câmara de Vereadores prepara documentos que serão enviados à sede da Dura e órgãos federativos pedindo a reanálise da decisão.
 
A Dura informou que as atividades seguem até o final de maio.
 

+21
+22°
+16°
Ribeirao Pires
Terça-Feira, 24