Folha de Ribeirão Pires


04/12/2018 11:05 - Saúde

Dezembro Vermelho: Programação em RP

Durante o “Dezembro Vermelho”, município promove ações de conscientização e de prevenção às ISTs/Aids/Hepatites Virais

Equipes irão reforçar as ações de prevenção das ISTs/AidsA Estância Turística de Ribeirão Pires está mobilizada na luta contra a Aids. Para encerrar as campanhas de saúde do ano, a Prefeitura, com a contribuição de parceiros, promoverá atividades de conscientização durante o “Dezembro Vermelho”.
Orientações e a realização de testes gratuitos integram as ações que serão reforçadas nesse período.
 
Durante todo o mês, as equipes da rede municipal de Saúde irão reforçar as ações de prevenção das ISTs/Aids, fortalecendo a divulgação dos serviços ofertados gratuitamente aos moradores. Kits de prevenção, com materiais informativos e preservativos, estão disponíveis durante todo o ano na rede, bem como testes para as Infecções Sexualmente Transmissíveis e tratamento, no Serviço de Atenção Especializada – SAE (Av. Francisco Monteiro, 205 – Centro. Seg. a sex., das 7h às 18h).  
 
A campanha “Dezembro Vermelho” chama a atenção da população em todo o mundo para o número crescente de novos casos de Aids e outras ISTs. Em Ribeirão Pires, de janeiro a setembro de 2018, foram registrados 21 novos casos de Aids, sendo a maioria entre jovens. No ano, foram registrados seis óbitos pelo diagnóstico tardio da doença ou abandono do tratamento. O Serviço de Atenção Especializada de Ribeirão Pires atende, atualmente, 355 pacientes, sendo 70% deles moradores da cidade; 15% de Rio Grande da Serra; 15% de Mauá e outros municípios, como Santo André e da Grande São Paulo. 
 
Fique Sabendo
 
Entre os dias 1 e 7, as equipes da Saúde realizarão a Campanha Fique Sabendo. Testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C estarão disponíveis gratuitamente no Serviço de Atenção Especializada (Av. Francisco Monteiro, 205 – Centro de segunda a sexta, das 7h às 18h). Nas Unidades Básicas de Saúde, a testagem para HIV e Sífilis será realizada seguindo cronograma da ação.
 
- USF IV Divisão: 4 de dezembro, das 8h às 16h.
 
- USF Jardim Luso - 4 de dezembro, das 8h às 16h.
 
- USF Vila Sueli - 4 de dezembro, das 8h às 16h.
 
- USF Jardim Guanabara - 5 de dezembro, das 8h às 16h.
 
- UBS Centro - 5 de dezembro, das 8h às 16h.
 
- USF Jd. Valentina - 5 de dezembro, das 8h às 16h.
 
- UBS Centro Alto - 6 de dezembro, das 8h às 16h.
 
- UBS Santa Luzia - 6 de dezembro, das 8h às 16h.
 
- USF Jardim Caçula - 6 de dezembro, das 8h às 16h.

+21
+22°
+16°
Ribeirao Pires
Terça-Feira, 24