Folha de Ribeirão Pires


30/11/2018 10:19 - Especial

Como descobrir quanto vale o seu imóvel

Veja quais são os recursos que podem ser usados para definir um valor para o seu imóvel

“Avaliação de imóvel é coisa séria”, comenta Franklin SantosLogo no primeiro contato com o mercado imobiliário é possível perceber que o setor está repleto de variáveis que podem interferir no valor de um imóvel. Também pode surgir, pelo menos no princípio, a sensação de que alguns desses critérios são mais concretos do que outros.
 
Por exemplo, é muito fácil entender que um imóvel maior possa valer mais do que um menor. Por outro lado, critérios de localização podem estar relacionados a preferências pessoais ou a características que fogem do entendimento do comprador, o que pode torná-los subjetivos em certa medida.
 
Quais são os critérios que influenciam no valor de um imóvel?
 
Localização
 
Este é um dos principais aspectos que definem o valor de um imóvel. Toda cidade tem bairros mais procurados, onde o preço do metro quadrado vale mais. Ou aqueles mais populares, onde os imóveis valem menos do que em áreas mais luxuosas da cidade.
 
Mesmo dentro de um mesmo bairro, os valores podem variar. Afinal, existem ruas mais tranquilas, onde o preço do metro quadrado sobe em comparação às áreas mais barulhentas e de mais movimento.
 
Características do imóvel
 
Algumas características da propriedade podem fazer com que, mesmo sendo bem localizada ou bastante espaçosa, seu preço diminua. É o caso, por exemplo, de imóveis mais antigos, que podem ter fiação ou encanamento comprometidos.
 
Também é importante considerar se o imóvel está na planta, se é novo ou se é usado. Imóveis novos, que nunca foram ocupados, valem mais do que os imóveis na planta e do que aqueles que já foram ocupados.
 
Se estivermos falando de um imóvel em um condomínio, também é preciso verificar as áreas comuns. Se elas incluírem boas áreas de lazer, o valor também será maior. Se o condomínio é em um edifício, o elevador também é um item de valorização.
 
Como fazer essa avaliação?
 
O melhor método para identificar se os valores praticados são justos é a comparação. Ou seja, conforme as preferências pessoais, é preciso verificar quais são os aspectos que valorizam um imóvel e comparar o preço com outros imóveis similares, em localizações próximas ou semelhantes. Para isso, é claro, é necessário fazer pesquisas.
 
Descubra o preço médio da região
 
O primeiro passo é tentar entender quais são os valores praticados nos bairros do seu interesse. Apesar de haver variações, é possível encontrar uma média de preço por metro quadrado dos imóveis de cada área.
 
Busque serviços de uma consultoria imobiliária
 
Se você busca uma avaliação mais aproximada, o mais recomendável é recorrer a profissionais especializados no mercado de sua região.
 
“Avaliação de imóvel é coisa séria você trata do patrimônio de terceiros. Não se avalia um imóvel através de achismo, existe procedimentos a serem adotados, critérios que não podem ser ignorados.  Procedimentos que devem ser praticados para não ocorrer erros, fatores importantes devem ser levados em consideração como:  Localização do imóvel, infraestrutura local, serviços públicos, legislação ambiental, legislação de construção civil e parâmetros urbanísticos, além de fatores como tamanho da área construída, tipo de acabamento, entre outros. A metodologia aplicada deve estar dentro das exigências da ABNT e só pode ser realizada por profissionais devidamente capacitados”, explica o proprietário da Idealiza Imóveis, Franklin Santos.

+21
+22°
+16°
Ribeirao Pires
Terça-Feira, 24