Folha de Ribeirão Pires


27/11/2018 11:02 - Cultura

Com patrocínio da Unipar Indupa, projeto Primeiros Acordes começa em Rio Grande

Programa visa a formação de uma orquestra com 60 jovens de Rio Grande da Serra e região

Lançamento do projeto ocorreu no Teatro Municipal da cidade de Rio GrandeA noite de quinta-feira (22) foi marcada pela abertura oficial do Projeto Primeiros Acordes – Escola de Música de Rio Grande da Serra, que terá aulas de música para jovens de 14 a 21 anos do município. O projeto é uma realização da Aprisco (Associação de Presbiterianos para Inclusão Social e Comunitária em Defesa da Vida) e conta com o patrocínio da Unipar Indupa, que constantemente apoia ações culturais e esportivas locais.
 
As aulas ocorrerão a noite três vezes por semana durante nove meses na antiga EMEB Prof.ª Raquel Silveira Monteiro, localizada na Rua José Maria Figueiredo, nº 435, no Centro da cidade. O objetivo é a formação de uma orquestra com 60 pessoas, entre 16 e 21 anos. São três professores responsáveis pela turma, sendo um de metais, um de madeiras e outro de percussão.
 
Na visão do diretor de Recursos Humanos da Unipar, João Raful, a empresa enxergou no Projeto Primeiros Acordes uma maneira de oferecer aos jovens aquilo que eles sempre tiveram como sonho, mas nunca tiveram oportunidade. “A música é um instrumento de cultura, educação e sociabilidade. Introduzir a música na vida dos jovens é uma maneira eficiente de contribuir para o futuro desses jovens”, diz.
 
Além do Primeiros Acordes, a Unipar Indupa também atua em diversos outros projetos na região de Rio Grande da Serra, como o Fibras da Serra, de produção de objetos artesanais e geração de renda pela população local, e o Skatescola, que incentiva a prática esportiva.
 
Para o prefeito da cidade, Gabriel Maranhão, o projeto é mais uma forma de fomentar a Cultura na cidade.
 
“Quando construímos esse teatro foi um grande ganho para população, um dos melhores teatros da região do Grande ABC, mas ao passar todos os dias aqui em frente me dava uma dor no coração, tínhamos a construção, mas faltavam os projetos. Daí veio o coral, a escola de teatro, o projeto Guri e agora o Primeiros Acordes, é uma felicidade ver esse espaço fomentando a Cultura para crianças, jovens e adultos”, finalizou o prefeito.
 

+21
+22°
+16°
Ribeirao Pires
Terça-Feira, 24