Folha de Ribeirão Pires


24/10/2017 10:49 - Cidade

Com a saída de Diadema do Consórcio Paulo Serra se torna vice-presidente

Edificação será revitalizada em etapas, para posterior transformação em museu

A restauração da estação férrea de Rio Grande da Serra será iniciada nos próximos dias, é o que garantiu técnicos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na manhã da última sexta-feira, após vistoria técnica no local, com a presença do deputado estadual, Estevam Galvão (DEM), do prefeito da cidade, Gabriel Maranhão (PSDB) e vereadores.
 
Segundo os engenheiros, a restauração da construção histórica será feita em etapas. A primeira irá focar na acessibilidade, como plataforma elevatória, rampas, pisos e mapas táteis. Essa etapa deve começar nos próximos dias, atendendo ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a companhia estadual e o Ministério Público (MP) em 2012. Outras estações da região também serão beneficiadas.
 
Em outra etapa está a reforma estrutural do prédio, por ser histórico, deverá seguir orientações de conselhos ligados ao Patrimônio. As intervenções devem ocorrer em meados de 2018.
 
Após todas as etapas concluídas, deverá ter início a construção da nova estação ferroviária, para que a antiga seja transformada em equipamento cultural. Apesar da sinalização positiva, não há prazo para o início das obras.
 
Para o deputado Estevam Galvão, é importante dar maior conforto para população.
 
“Será uma obra importante para os moradores da cidade, que terão maior conforto e segurança com as intervenções de acessibilidade”.
 
O prefeito Gabriel Maranhão destacou a meta de se ter construída a nova estação.
 
“Estamos felizes com as intervenções anunciadas, precisamos oferecer um serviço de qualidade para nossa população, mas espero em breve, poder estar anunciando a construção da nova estação e a transformação desse espaço em um museu”.
 
Para o vereador Claurício Bento (DEM), articulador da visita técnica, a vinda dos profissionais da CPTM ao município demonstra respeito com a cidade.
 
“Essa visita é o resultado de nossa ida ao gabinete do deputado Estevam Galvão, nosso amigo, que prontamente viabilizou esse encontro e o anúncio do início das obras de melhoria. Quanto à nova estação, essa será outra batalha junto ao Governo do Estado de São Paulo”.
 

+21
+22°
+16°
Ribeirao Pires
Terça-Feira, 24