Folha de Ribeirão Pires


28/09/2018 10:16 - Especial

Barbearias vintage resgatam o passado

Com decoração caprichada, estabelecimentos modernos oferecem muito mais que o pacote barba

Idas ao barbeiro ou ao cabeleireiro já não são mais tabu para elesEnormes cadeiras de couro e metal enfileiradas. Navalhas expostas no balcão. Toalhas quentes sempre a postos para acalmar os poros dos rostos recém-raspados. Abandonadas por muitos homens, as barbearias fazem o seu retorno triunfal. Agora, sob a alcunha de vintage, os estabelecimentos especializados em beleza masculina ressurgem com força total. Mesclando tradição e uma pegada moderninha, inovam ao oferecer mais que o burocrático pacote barba, cabelo e bigode. E aproveitam para apostar em um promissor filão da indústria cosmética.
 
Levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Qualibest, a pedido da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), no ano passado, provou o que já se nota pelas lojas de cosméticos, barbearias, cabeleireiros e afins: os homens estão cada vez mais vaidosos. Segundo a pesquisa, a categoria masculina do mercado de cosméticos representou mais de R$ 21 milhões do faturamento total do setor, o equivalente a um crescimento de 2,4% em relação ao ano anterior.
 
O principal objetivo do estudo foi comparar hábitos e atitudes de 425 homens da geração Z (14 a 20 anos) e da geração X (35 a 45 anos). Quase metade deles, 45%, declarou-se “supervaidoso”. Os pensamentos e valores dos homens também parecem estar mais modernos. Entre os rapazes da geração Z, 74% concordaram com a opinião “acredito que já foi o tempo em que apenas as mulheres cuidavam da beleza”. Entre os mais velhos, a percepção foi ainda maior: 85% acreditam que cuidar da beleza é uma atitude sem conexão com gênero.
 
As idas ao barbeiro ou ao cabeleireiro também já não são um tabu para eles. Ainda de acordo com o levantamento, 54% dos entrevistados não têm problemas de dizer que vão ao cabeleireiro, 20% fazem o mesmo com relação às visitas ao barbeiro e 17% afirmam que não escondem as idas a ambos.

+21
+22°
+16°
Ribeirao Pires
Terça-Feira, 24