Folha de Ribeirão Pires


15/01/2019 11:05 - Esporte

Atleta de RP é convocada para a seleção brasileira

Victoria Bassi, de 11 anos, é a mais nova integrante da equipe brasileira de skate

A skatista participará das seletivas para os jogos olímpicos de 2020 / Imagem/Acervo Like StreetwearVictoria Bassi – skatista de apenas 11 anos e moradora de Ribeirão Pires – é a mais nova integrante da Seleção Brasileira de Skate.
A Confederação Brasileira da modalidade (CBSK), agora reconhecida como olímpica, divulgou no último dia 7 a lista com os últimos nomes convocados para as seleções de Street e Park, que disputarão as seletivas para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. 
 
A jovem atleta, que recebeu a notícia por sua mãe, Deise Souza, contou à Folha como foi sua reação: “Eu tomei um susto!”, diz. “Eu estava dormindo, minha mãe me acordou e falou: Victoria, você entrou para a seleção!”, acrescenta a garota. Ela ainda afirma que esse foi o maior susto que já levou em sua vida. 
 
“Meu maior sonho era entrar para a seleção brasileira, agora meu maior sonho é ir para as Olímpiadas, em Tóquio. Se Deus quiser, vou conseguir”, afirma.
 
Ao integrar o programa olímpico, a modalidade Skate não terá idade mínima estabelecida aos competidores.  Por uma série de questões motoras e físicas, jovens atletas têm mais facilidade de se destacar nesses esportes.  Agora, Victoria e os demais selecionados para a seleção disputarão a primeira janela de classificação para Tóquio-2020, que segue até setembro deste ano. 
 
Atual bicampeã brasileira na modalidade Park, Victoria deu seus primeiros passos no esporte aos 4 anos. “Ganhei um skate de presente de aniversário. No mesmo dia, já peguei e saí andando”, lembra.  
 
Para realizar treinos dentro de sua modalidade, a atleta precisa se deslocar até a pista mais próxima, na cidade de Mauá, uma vez que o espaço destinado ao esporte em Ribeirão Pires não atende as necessidades da skatista. 
 
“Eu gostaria que a cidade pudesse ajudar, porque para treinar é preciso sair daqui e ir para outra cidade. Seria bom ter uma pista de acordo com a minha modalidade”, finaliza a  jovem atleta. 

+21
+22°
+16°
Ribeirao Pires
Terça-Feira, 24