Folha de Ribeirão Pires


27/11/2018 10:41 - Editorial

As eleições para a Câmara de Vereadores

Os representantes do povo em Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires escolhem nesta semana os futuros presidentes das Casas de Leis. Eles terão a responsabilidade de organizar as votações e garantir o interesse da população.
 
Mas o papel do presidente interfere ainda nas ações do Executivo, portanto, ter um aliado a frente dos trabalhos é fundamental para o sucesso das ações governamentais, sejam elas quais forem.
 
O presidente preside o Plenário, orienta e dirige o processo legislativo, faz o voto de desempate, promulga leis e decretos.  O presidente tem mais autonomia que os demais vereadores, pois administra orçamento e decide o que entra ou não em votação, além de ser o terceiro nome na sucessão de poderes, ficando atrás apenas do prefeito e vice-prefeito.
 
Em palavras mais populares, o presidente da Câmara, dependendo da posição política, pode ou não dar dor de cabeça ao prefeito. Se estiver alinhado ao comando do mandatário talvez estabeleça uma gestão amena, sem grandes percalços, mas se estiver na linha oposicionista poderá cobrar mais, pedir outras informações, expondo o Executivo ao crivo da população.
 
De uma forma ou de outra, quem escolhe os presidentes são os vereadores eleitos, a população não atua diretamente no pleito, entretanto, o povo pode e deve opinar, todos foram eleitos através do voto popular. 
 
Saber quem são os candidatos, suas propostas, seu comprometimento com a sociedade é fundamental nos momentos de discussões importantes, como o reajuste no IPTU, a criação de cargos, o aumento da passagem do transporte, a utilização dos recursos municipais, entre outros.
 
Saiba que na próxima quarta-feira Rio Grande escolherá o seu novo presidente e na quinta-feira é a vez de Ribeirão Pires. Procure saber sobre os candidatos, cobre o voto consciente do seu vereador.
 

Filtre matérias de Editorial em:

  • Ribeirão Pires
  • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Mauá
  • +21
    +22°
    +16°
    Ribeirao Pires
    Terça-Feira, 24