Folha de Ribeirão Pires


29/03/2016 12:45 - Política

Alckmin destaca importância da imprensa do interior

Encontro acontece no último dia 16 no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo

Jornal Folha esteve presente no Palácio dos Bandeirantes juntamente com outros jornalistasO governador Geraldo Alckmin (PSDB) recebeu na quarta-feira 16/03) no Palácio dos Bandeirantes, representantes de jornais da região metropolitana e interior do estado. O objetivo foi estreitar as relações com os veículos participantes e apresentar algumas das demandas das regiões ali representadas. 

Na ocasião, Alckmin fez algumas observações de escala nacional e apresentou perspectiva otimista sobre a atual crise econômica. Segundo ele, o Brasil tem grande capacidade de recuperação.

“É um ano agitado pela crise política, com eleições municipais, mas com boas perspectivas. Eu tenho a expectativa de que no segundo semestre o país já comece a recuperar a atividade econômica”, acredita o governador. 

Na avaliação de Alckmin, o país tem dois caminhos rápidos para retomar o pleno crescimento. De imediato, o tucano aposta em fortalecer a política de exportação, em especial na área do agronegócio. Já o segundo setor apontado pelo governador é investimento em infraestrutura e logística. 

“É preciso aproveitar o câmbio, que a moeda se desvalorizou, então, isso melhora a competitividade para ter como foco a questão da exportação”, disse. “O país ficou muito isolado com o Mercosul porque não é só um bloco econômico, com área de livre comércio, mas também união aduaneira, ou seja, não se pode fazer acordo se o Mercosul não fizer. Então, enquanto outros países fizeram dezenas de acordos comerciais importantes, o Brasil ficou amarrado. Agora há expectativa de acerto entre Mercosul e União Europeia”, complementou. 

Na sequência, Alckmin voltou a dar um voto de confiança na nação ao afirmar que o país tem escala e capacidade para ampliar seu mercado e sair da recessão. Conforme o gestor, dentro da crise, o governo de São Paulo consegue se manter com pagamentos rigorosamente em dia e manter os investimentos. “Vamos ter boas notícias para o estado de São Paulo e ajudar o Brasil. A prioridade é emprego, renda e trazer o setor privado para investir”, concluiu.

Alckmin destaca jornalismo regional 
No encontro, Alckmin frisou a necessidade das coberturas jornalísticas locais. “Às vezes a gente sabe o que se passa do outro lado do mundo, mas não sabe o que acontece na nossa cidade. A imprensa tem o papel de unir a cidade, defender teses, fiscalizar e levar informação. É um trabalho de grande seriedade. Não é fácil manter órgãos de imprensa, ainda mais numa crise econômica da gravidade que o país está vivendo”, atesta o governador.

Representando os jornais e as entidades ali presentes, o jornalista Carlos Balladas, presidente da Associação dos Jornais do Interior do Estado de São Paulo (AdjoriSP) explicou a Alckmin que o intuito é mostrar um pouco mais do trabalho da imprensa regional e destacou também que o objetivo do encontro é reforçar a união dos veículos. “Nós precisamos é que todos brilhem, todos apareçam, para que sejam vistos. Esse é nosso intuito, defender a imprensa regional que relata o dia a dia do cidadão”, salientou.

+21
+22°
+16°
Ribeirao Pires
Terça-Feira, 24