Folha de Ribeirão Pires


23/10/2018 10:49 - Editorial

A morte de Regina vai além do aspecto policial

Regina Leandro Barreto está morta e o mistério encerrado. O corpo da moça desaparecida desde o início do mês foi localizado, no sábado, em uma área de mata em Ribeirão Pires, fechando as idas e vindas de uma história trágica e marcada por acusações infundadas.
 
Regina morreu por estar vulnerável nas ruas da Estância, sua dependência química levou ao cerceamento da vida.
 
Por um lado tem de se destacar o trabalho sério e responsável da Polícia Civil de Ribeirão Pires, mesmo de posse da informação mais plausível, ou seja, a acusação do envolvimento do ex-namorado, contra tudo e todos, não optou pelo mais fácil, manteve o ex como suspeito e seguiu na investigação, chegou ao verdadeiro autor do crime, Jadson Fernandes do Nascimento. O ex-namorado não tinha qualquer participação no caso.
 
Ao invés de entregar um culpado para sociedade, o delegado e sua equipe preferiu ir atrás do verdadeiro assassino, demonstrando compromisso com a verdade. Usou de inteligência para chegar ao culpado.
 
Vale indicar no contexto policial a presença fundamental da GCM de Ribeirão Pires na resolução do caso, os guardas municipais atuaram de forma exemplar auxiliando nas investigações.
 
Contudo, é preciso ir além do aspecto policial, Regina foi assassinada por estar vulnerável nas ruas, o vício facilitou a sua morte.
Dependente química, dizem testemunhas, era figura frequente nos pontos de vendas e consumo de drogas em Ribeirão Pires, visível aos olhos de todos, mas sem nenhuma ação social efetiva por parte dos órgãos municipais.
 
A Prefeitura precisa agir e propor serviços, estar mais próxima dessa população, caso o contrário, as mortes irão ficar apenas no enfoque policial.
 
Hoje morreu Regina, amanhã morrerá o João, o Pedro, a Maria...
 
Até quando a Administração Municipal continuará fingindo que o problema das drogas em Ribeirão é caso de Polícia e não de saúde pública?
 

Filtre matérias de Editorial em:

  • Ribeirão Pires
  • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Mauá
  • +21
    +22°
    +16°
    Ribeirao Pires
    Terça-Feira, 24