Folha de Ribeirão Pires


29/01/2019 09:46 - Editorial

A luta contínua contra a violência

O Governo do Estado de São Paulo fechou os dados da violência no ano de 2018, os números mostram quedas na região do Grande ABC, mas estão longe do ideal. As cidades da região continuam registrando que a população está à mercê dos ladrões.
 
Alguns dados chamam a atenção no quadro simplificado apresentado pela Secretaria de Segurança Pública. No ano passado, nas sete cidades do Grande ABC, 168 pessoas perderam a vida vítimas da violência, os furtos atingiram mais de 21 mil casos e quase 17 mil automóveis foram furtados ou roubados na região.
 
Se levarmos em consideração o índice de homicídios dolosos, os números caíram em seis das 7 cidades. Apenas Ribeirão Pires teve alta, de seis vítimas em 2017, para 9 o ano passado, aumento de 50% nos casos. A Estância Turística seguiu a tendência de baixa em outros índices, como furtos, roubos e roubos de carros. Os números da Secretaria de Segurança Pública mostram que a Polícia vem atuando na região, mas está longe de atingir índices aceitáveis, ainda faltam investimentos, os policiais seguem desvalorizados, e as cidades precisam estar mais presentes nas decisões estratégicas para o segmento. Não é possível que em pleno ano de 2019 a Delegacia da Polícia Civil de Rio Grande da Serra funcione em horário comercial, em um município onde a maioria da população trabalha em outras cidades, e se tiver a residência furtada ou mesmo a carteira roubada fora do expediente da Delegacia, não irá comparecer para registrar o Boletim de Ocorrência. O Governo do Estado, responsável pelo equipamento precisa rever isso.
 
É sabido que a Polícia atua através de estatísticas, e o registro do delito primordial, todavia, primordial também para o trabalhador é não faltar no emprego, primordial seria se a Delegacia fosse aberta 24 horas.
 
Enquanto a prioridade for reduzir custos, e não investir no policiamento preventivo, os números continuarão altos, mesmo registrando baixa.
 

Filtre matérias de Editorial em:

  • Ribeirão Pires
  • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Mauá
  • +21
    +22°
    +16°
    Ribeirao Pires
    Terça-Feira, 24