Folha Ribeirão Pires - A importância de se dialogar com a população - A importância de se dialogar com a população

Folha de Ribeirão Pires


07/08/2018 09:44 - Editorial

A importância de se dialogar com a população

Entra ano, sai ano, e a novela da Fábrica de Sal não acaba. O prédio segue abandonado enquanto os agentes públicos transbordam de ideias para revitalizar o espaço.
 
Em um passado não tão distante, o objetivo é dar concessão para uma empresa privada ocupar a área com a construção de um shopping, e consequentemente, manter a construção histórica da Fábrica de Sal. Atualmente, o objetivo é doar o terreno para a iniciativa privada, tendo como contrapartida a construção de uma escola e a revitalização do patrimônio.
 
Em um olhar simplista, a segunda ideia é muito melhor que a primeira, Ribeirão Pires ganhará uma nova e moderna unidade de ensino do Sesi e, de quebra, finalmente a Fábrica de Sal será revigorada.
 
Até parece bom demais para ser verdade. E aparenta ser! Por isso a necessidade da realização de Audiência Pública com o intuito de debater a proposta que está prestes a ser votada pela Câmara de Vereadores.
 
Algumas perguntas merecem ser respondidas com mais detalhamento. Sai uma escola municipal, entra uma escola para atender trabalhadores conveniados a Fiesp. Quem ganha? O patrimônio histórico Fábrica de Sal passa a pertencer a iniciativa privada, pois está dentro da área doada? Para onde vai a Biblioteca Municipal? E o novo endereço é adequado? Quem de verdade lucra com a doação de uma área de 12 mil metros quadrados à iniciativa privada? 
 
Por fim, perguntas ainda sem respostas claras, que já permeiam os corredores da Casa de Leis, que pede a realização da Audiência Pública para sanar esses e outros questionamentos. Na contramão da publicidade, a Prefeitura se recusa a fazer o debate com a sociedade, aguçando ainda mais o imaginário sobre os reais motivos da doação.
 

Filtre matérias de Editorial em:

  • Ribeirão Pires
  • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Mauá
  • +21
    +22°
    +16°
    Ribeirao Pires
    Terça-Feira, 24