Folha de Ribeirão Pires


17/07/2018 10:31 - Especial

16 de julho: Dia do Comerciante

Atividade se confunde com o surgimento das cidades brasileiras 

Atendimento especial na Padaria Jóia do Trigo neste Dia do ComercianteEsta data é destinada a homenagear todos os profissionais que trabalham na área do comércio, ou seja, na venda de produtos e serviços.
 
Considerado um dos trabalhos mais antigos do mundo, o comércio é uma atividade extremamente importante para o desenvolvimento econômico do país.
 
O comércio nacional também é homenageado em outra data importante no Brasil, 30 de outubro, conhecido como o Dia do Comerciário.
 
O Dia do Comerciante surgiu a partir da criação da Lei nº 2.048, de 26 de outubro de 1953, que homenageia o nascimento de José Maria da Silva Lisboa, mais conhecido por Visconde de Cairu, o Patrono do Comércio Brasileiro.
 
O Visconde de Cairu foi o responsável pela criação das primeiras leis que beneficiariam o comércio brasileiro, que antes era totalmente dependente de Portugal.
 
Uma das suas principais ações foi aconselhar o rei português D. João VI a assinar a Carta Régia, em 28 de janeiro de 1808, abrindo os portos brasileiros ao comércio exterior.
 
Mas ser comerciante não é uma das tarefas mais fáceis, com tanta tecnologia e novos padrões de sociedade, a boa e antiga loja de rua vem perdendo espaço para os grandes conglomerados empresariais. A tendência virou até tema de pesquisa.
 
A cidade e o comércio não podem nunca ser separados, assegura a professora Heliana Comin Vargas, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP. Heliana reconhece que o comércio sempre é visto “ainda, como sendo uma área de mercado” o que o separa, portanto, do estudo das cidades.
 
“Quando se fala em comércio, na verdade sempre se pensa em shopping center”, assume, ressaltando que isso é um grande equívoco: “comércio é muito mais que isso, ele é o nascimento das cidades”. Heliana explica a afirmação lembrando que a maioria das cidades do mundo surgiram por meio do comércio.
 
Para a pesquisadora, as cidades precisam ser pensadas através do comércio, mantendo o formato de venda, atraindo as pessoas para o convívio social, fortemente presente no comércio de rua.

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